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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31249
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Jungbluth, José Hugo | - |
dc.creator | Rampinelli, Luis Fellip | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-02T14:28:28Z | - |
dc.date.available | 2033-06-05 | - |
dc.date.available | 2023-05-02T14:28:28Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-05 | - |
dc.identifier.citation | JUNGBLUTH, José Hugo; RAMPINELLI, Luis Fellip. Proposta conceitual de turbocompressor com comparativo através de solução numérica. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31249 | - |
dc.description.abstract | Through a brief analysis of the state of the art of supercharging internal combustion engines by means of a turbocharger, it is present a new concept that was conceived by the authors for comparison with a commercial model of a widely used turbocharger, searching through a computational modeling and a numerical analysis of the same to verify the validity of the proposed concept. As it was studied the physical principles of the problem, both in terms of fluids and solids, and its consequent computational representation through the finite element method, it was able to understand how to model the problem and present the comparison by appropriate means. For the geometry construction of commercial model, it was necessary to obtain its measures through an acquired part, while the version proposed by the authors was arbitrarily developed to verify the principle. The proposed concept seeks to stabilize the gas flow over the rotor blades in a wider range. Simulations of five models were performed, one related to the turbine of the comparison model, and four models of the proposed concept, where the efficiencies in relation to the results of its operation is analyzed, such as the torque transferred compressor, internal pressure and fluid velocity. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Motores - Rendimento | pt_BR |
dc.subject | Automóveis - Motores | pt_BR |
dc.subject | Motores - Turbocompressores | pt_BR |
dc.subject | Turbocompressores | pt_BR |
dc.subject | Método dos elementos finitos | pt_BR |
dc.subject | Motors - Yields | pt_BR |
dc.subject | Automobiles - Motors | pt_BR |
dc.subject | Motors - Turbochargers | pt_BR |
dc.subject | Turbochargers | pt_BR |
dc.subject | Finite element method | pt_BR |
dc.title | Proposta conceitual de turbocompressor com comparativo através de solução numérica | pt_BR |
dc.title.alternative | Conceptual proposal for a turbochager with comparison through numerical solution | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Através de uma breve análise do estado da técnica da sobrealimentação de motores de combustão interna por meio de um turbocompressor, é apresentado um novo conceito que foi idealizado pelos autores para comparativo com um modelo comercial de turbocompressor amplamente utilizado, buscando por meio de uma modelagem computacional e uma solução numérica dos mesmos verificar a validade do conceito proposto. Conforme foram estudados os princípios físicos do problema, tanto no âmbito dos fluidos como dos sólidos, e sua conseguinte representação computacional através do método de elementos finitos, pode-se entender como modelar o problema e apresentar a comparação por meios apropriados. Para a construção da geometria relativa ao modelo comercial foi necessário a obtenção das suas medidas através de uma peça adquirida, enquanto a versão proposta pelos autores foi desenvolvida arbitrariamente para a verificação do princípio. O conceito proposto busca estabilizar a velocidade do gás sobre as pás do rotor da turbina em uma faixa mais abrangente. Foram realizadas simulações de cinco modelos, um relativo à turbina do modelo de comparação, e quatro modelos do conceito proposto, onde é analisada a eficiência de cada caso proposto em relação aos resultados do seu funcionamento, como o torque no rotor da turbina, pressão interna e velocidade do fluido. | pt_BR |
dc.degree.local | Pato Branco | pt_BR |
dc.publisher.local | Pato Branco | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Gomes, Francisco Augusto Aparecido | - |
dc.contributor.referee1 | Martinelli Júnior, Luiz Carlos | - |
dc.contributor.referee2 | Ostapiv, Fabiano | - |
dc.contributor.referee3 | Gomes, Francisco Augusto Aparecido | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento Acadêmico de Mecânica | pt_BR |
dc.publisher.program | Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PB - Engenharia Mecânica |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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