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dc.creatorPaim, Joana Bazzo Faggion-
dc.date.accessioned2023-05-02T11:34:06Z-
dc.date.available2023-05-02T11:34:06Z-
dc.date.issued2023-03-16-
dc.identifier.citationPAIM, Joana Bazzo Faggion. A busca do pluriverso: cotas universitárias e Encontro de Saberes . 2023. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31244-
dc.description.abstractThis dissertation is inserted in the field of investigation of Higher Education (HE) with a focus on university quotas and the project Encontro de Saberes. The university quotas are problematized here beyond the necessary bias of social inclusion, as a possibility of insertion of knowledge until then excluded from the university and, consequently, as a means of decoloniality of this space. The Encontro de Saberes project began in July 2010, as an initiative of the Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Inclusão no Ensino Superior e na Pesquisa (INCTI), based at the University of Brasilia (UnB) and currently in twenty universities. The project Encontro de Saberes is a response to the mono-epistemic university structure, which intends to decolonize and change the structures of knowledge by including hitherto invisible subjects in the university context transmittingtheir knowledge as masters in the academy. At this juncture, the epistemological basis of the dissertation was the decoloniality perspective, with looks from the South, based on authors such as Aníbal Quijano, Boaventura de Sousa Santos, Ramón Grosfoguel, among others. Thus, the general objective of the dissertation is to analyze (experiences of) knowledge dialogue that aim at pluriversity as a way to overcome social inequalities at the university. For the construction of the research, the investigation was carried out through observation; semi-structured interviews and document analysis, so that during the investigative process analytical markers were elaborated that permeate the entire dissertation. The main results show that the entrance of quota-eligible students can alter the epistemological structures of the academy by allowing the insertion into the disciplinary grids and curricula of knowledge that modernity refutes and does not consider valid. To this end, the epistemic quotas of the Encontro de Saberes project are one of the possible ways to value other knowledges and make the university a pluriversal space. This unprecedented project constitutes an important local initiative, from the South, which values the knowledges of the South. Despite the fact that the Encontro de Saberes imposes tensions, whether due to bureaucratic obstacles or even epistemological crises, it is possible to affirm that the university needs to rethink its structures, in order to stop being an environment of exclusion. Therefore, with the inclusion of experiences and knowledge, the university can be decolonized, thus breaking the modern mono-epistemic logic of the academy.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_BR
dc.subjectUniversidades e faculdades públicaspt_BR
dc.subjectEpistemologia socialpt_BR
dc.subjectIgualdade na educaçãopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectIntegração socialpt_BR
dc.subjectPublic universities and collegespt_BR
dc.subjectSocial epistemologypt_BR
dc.subjectEducational equalizationpt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectSocial integrationpt_BR
dc.titleA busca do pluriverso: cotas universitárias e Encontro de Saberespt_BR
dc.title.alternativeThe search for the pluriverse: university quotas and the Meeting of Knowledgespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEssa dissertação está inserida no campo de investigação da Educação Superior (ES) com foco nas cotas universitárias e no projeto Encontro de Saberes. As cotas universitárias aqui são problematizadas para além do necessário viés de inclusão social, como uma possibilidade de inserção dos saberes até então excluídos da universidade e, consequentemente, como um meio de decolonialidade desse espaço. Por sua vez, no decorrer da investigação o Encontro de Saberes tornou-se o lugar de pesquisa dessa dissertação, sendo que o referido projeto teve início em julho de 2010, como uma iniciativa do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Inclusão no Ensino Superior e na Pesquisa (INCTI), sediado na Universidade de Brasília (UnB) e atualmente encontra-se em vinte universidades. O projeto Encontro de Saberes é uma resposta à estrutura monoepistêmica universitária, que pretende descolonizar e alterar as estruturas do conhecimento com a inclusão de sujeitos até então invisibilizados no contexto da universidade transmitindo seus saberes como mestres na academia. Nessa conjuntura, a base epistemológica da dissertação foi a perspectiva da decolonialidade, com os olhares do Sul, a partir de autores como Aníbal Quijano, Boaventura de Sousa Santos, Ramón Grosfoguel, entre outros. Assim, o objetivo geral da dissertação compreende analisar (experiências de) diálogo de saberes que visam à pluriversidade como superação das desigualdades. Para a construção da pesquisa, a investigação foi realizada por meio da observação, de entrevistas semiestruturadas e da análise documental, de maneira que durante o processo investigativo foram elaborados marcadores analíticos que perpassam toda a dissertação. Os principais resultados demonstram que a entrada dos alunos cotistas pode alterar as estruturas epistemológicas da academia, ao possibilitar a inserção nas grades disciplinares e nos currículos dos saberes que a modernidade refuta e não considera como válidos. Para isso, as cotas epistêmicas do projeto Encontro de Saberes são um dos caminhos possíveis para valorizar saberes outros e tornar a universidade um espaço pluriversal. Esse projeto sem precedente constitui-se como uma importante iniciativa local, a partir do Sul, que valoriza os saberes do Sul. Em que pese o Encontro de Saberes impor tensionamentos, sejam eles por entraves burocráticos ou até mesmo pelas crises epistemológicas, é possível afirmar que a universidade precisa repensar suas estruturas, com o intuito de deixar de ser um ambiente de exclusão. Portanto, com a inclusão de vivências e saberes, pode-se descolonizar a universidade, rompendo-se assim a lógica monoepistêmica moderna da academia.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-3906-6707pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9551497387858386pt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Marlize Rubin-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-3234-7562pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0333386140567227pt_BR
dc.contributor.referee1Wielewicki, Hamilton de Godoy-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-0238-141Xpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1749879218794471pt_BR
dc.contributor.referee2Carvalho, Jose Jorge de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2089135273264758pt_BR
dc.contributor.referee3Wedig, Josiane Carine-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-4569-6956pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1237451314892734pt_BR
dc.contributor.referee4Oliveira, Marlize Rubin-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0003-3234-7562pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/0333386140567227pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regionalpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONALpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
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