Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31225
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Paes, Elentiane da Silva | - |
dc.creator | Miranda, Gabriel Salvador | - |
dc.date.accessioned | 2023-04-27T14:18:14Z | - |
dc.date.available | 2023-04-27T14:18:14Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-25 | - |
dc.identifier.citation | PAES, Elentiane da Silva; MIRANDA, Gabriel Salvador. CRISPR: da concepção a sala de aula. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31225 | - |
dc.description.abstract | In the last decade, RNA-programmable CRISPR-Cas9 gene editing has become the basis for several innovations in biology, providing advances in our understanding of the direct development of the genome. This technique envisages sustaining applications in biomedicine, biotechnology and synthetic biology, facilitating the design or redesign of biological systems. Within the context of teaching Science and its Technologies, the lack of a bridge between researchers, teachers and society makes the communication process delicate. To contribute to the viability of scientific dissemination in molecular biology and biotechnology, this work was carried out around a pedagogical intervention in the form of a practical activity at Colégio Estadual Padre Carlos Zelesny, where CRISPR brought the initial dialogue on biotechnology, establishing a relationship around biotechnology and its innovations, and a representative practical activity was carried out, where the students worked with DNA assembly, transcription and translation. The performance of the activity was satisfactory and it was possible to notice the general involvement of the students with the concepts that were being built during the practice through their biotechnological relations; therefore CRISPR proved to be a tool of didactic potential for high school students. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | * |
dc.subject | Biotecnologia | pt_BR |
dc.subject | Descobertas científicas | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.subject | Genoma | pt_BR |
dc.subject | Biotechnology | pt_BR |
dc.subject | Discoveries in science | pt_BR |
dc.subject | Student teaching | pt_BR |
dc.subject | Genomes | pt_BR |
dc.title | CRISPR: da concepção a sala de aula | pt_BR |
dc.title.alternative | CRISPR: from conception to classroom | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Na última década a edição genética RNA-programável CRISPR-Cas9 vêm se tornando a base para diversas inovações na biologia, proporcionando avanços em nosso entendimento sobre o desenvolvimento direto do genoma. Essa técnica vislumbra sustentar aplicações na biomedicina, biotecnologia e biologia sintética, facilitando o desenho ou o redesenho de sistemas biológicos. Dentro do contexto do ensino de Ciências e suas Tecnologias, a carência de uma ponte entre pesquisadores, professores e sociedade torna delicado o processo de comunicação. Para contribuir na viabilização da divulgação científica em biologia molecular e biotecnologia, esse trabalho fora realizado em torno de uma intervenção pedagógica em formato de atividade prática no Colégio Estadual Padre Carlos Zelesny, onde CRISPR trouxe o diálogo inicial sobre biotecnologia, estabelecendo uma relação entorno da biotecnologia e suas inovações, e realizou-se uma atividade prática representativa, onde os alunos trabalharam com a montagem do DNA, transcrição e tradução. O rendimento da atividade foi satisfatório e foi possível notar o envolvimento geral dos estudantes com os conceitos que foram se construindo durante a prática mediante suas relações biotecnológicas; portanto CRISPR mostrou-se uma ferramenta de potencial didático para estudantes do ensino médio. | pt_BR |
dc.degree.local | Ponta Grossa | pt_BR |
dc.publisher.local | Ponta Grossa | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Marcio | - |
dc.contributor.advisor-co1 | Frasson, Antonio Carlos | - |
dc.contributor.referee1 | Silva, Marcio | - |
dc.contributor.referee2 | Frasson, Antonio Carlos | - |
dc.contributor.referee3 | Karling, Letícia Cucolo | - |
dc.contributor.referee4 | Cavagnari, Marcio Cristiano Dura | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento Acadêmico de Ensino | pt_BR |
dc.publisher.program | Licenciatura em Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PG - Licenciatura em Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
crisprconcepcaosalaaula.pdf | 1,48 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons