Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31224
Título: | Aulas de literatura e ilhas interdisciplinares de racionalidade: perspectiva diferenciada a partir de transposição didática e abordagem CTS: desenvolvimento e utilização de aplicativo para telefones celulares |
Título(s) alternativo(s): | Literature and interdisciplinary islands of rationality: differentiated perspective from didactic transposition and CTS approach: development and use of app for cell phones |
Autor(es): | Benites, Fernando Bruno Antonelli Molina |
Orientador(es): | Silva, Alessandra Dutra |
Palavras-chave: | Literatura - Estudo e ensino Didática Ciência - Aspectos sociais Tecnologia - Aspectos sociais Abordagem interdisciplinar do conhecimento Aplicativos móveis Alfabetização Literature - Study and teaching Didatics Science - Social aspects Technology - Social aspects Interdisciplinary approach to knowledge Mobile apps Literacy |
Data do documento: | 24-Mar-2023 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Ponta Grossa |
Citação: | BENITES, Fernando Bruno Antonelli Molina. Aulas de literatura e ilhas interdisciplinares de racionalidade: perspectiva diferenciada a partir de transposição didática e abordagem CTS: desenvolvimento e utilização de aplicativo para telefones celulares. 2023. Tese (Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2023. |
Resumo: | Tendo gênese em algumas inquietações - a exemplo do vasto universo, que nem sempre me senti capaz de explorar, da interdisciplinaridade - que, além de pontuarem a minha prática docente, encontram eco em autores como Morin (2000), a presente tese de doutorado é estruturada em torno de pesquisa intervencionista (RUIZ, 1996) e teve início com investigação bibliográfica e bibliométrica a respeito de TD (transposição didática), análise pela perspectiva CTS (ciência, tecnologia e sociedade) e IIR (ilhas interdisciplinares de racionalidade), na busca por estudos que preconizassem a literatura - enquanto disciplina escolar - juntamente a viés e metodologia cara às ciências naturais e à matemática. Na praticamente ausência de trabalhos que apresentassem os mesmos objetivos da tese que se escreve, a saber, refletir acerca da aproximação entre os contextos das ciências e da literatura, utilizando exemplares literários para ilustrar e discutir inquietações relativas à ciência, promovendo ACT, leitura dos problemas e consequente intervenção na sociedade e, sobretudo, visando ao desenvolvimento da criticidade; elaborar produto educacional que utilize metodologia típica das ciências naturais - IIR - em aulas de literatura, e discutir os seus resultados; propor aos alunos (8º e 9º anos do ensino fundamental) não só a compreensão, mas principalmente a valorização do legado de múltiplas obras literárias para a abordagem de problemas comuns e com gênese ou implicações em ciência e tecnologia; aproximar tais problemas de temáticas possivelmente já conhecidas e vivenciadas pelos alunos em outros meios (filmes, séries, entre outros); trabalhar, a partir da perspectiva das narrativas, visando à reflexão de tópicos relativos à ciência, revelando a sua presença nos conflitos impressos nas páginas das obras selecionadas; e discutir a interdisciplinaridade na aplicação do PE, desenvolveuse produto educacional, um aplicativo para telefones celulares, a partir de temas geradores trazidos pelos próprios discentes, operacionalizando análises CTS de excertos literários ilustrativos dos temas apontados. O aplicativo contém as IIR alinhavadas para utilização em sala de aula, e a presente tese versa não só sobre sua elaboração, mas também sobre sua utilização, a partir de questionários aplicados aos alunos de 8º e 9º anos participantes da pesquisa. Destaca-se, assim, a inovação propiciada pelo produto educacional, uma vez que as aulas de literatura para o qual foi desenvolvido acabaram por ocorrer com a condução das IIR, respondendo aos anseios deflagradores desta tese. Por fim, análise de conteúdo das respostas dos estudantes atestou a relevância da pesquisa e do PE para o âmbito e realizações a que se propuseram, com destaque para a criticidade demonstrada pelos participantes e a relevância de suas intervenções. |
Abstract: | Having its genesis in some concerns - such as the vast universe, which I did not always feel able to explore, of interdisciplinarity - which, in addition to punctuating my teaching practice, echoes in authors such as Morin (2000), this doctoral thesis is structured around interventionist research (RUIZ, 1996) and began with a bibliographical and bibliometric investigation regarding DT (didactic transposition), analysis from the STS perspective (science, technology and society) and IIR (interdisciplinary islands of rationality), in the search for studies that put literature - as a school subject - together with the bias and methodology typical of natural sciences and mathematics. In the practically absence of works that presented the same objectives of the thesis being written, namely, reflecting on the approximation between the contexts of science and literature, using literary examples to illustrate and discuss concerns related to science, promoting STL, reading the problems and consequent intervention in society and, above all, aiming at the development of criticality; developing an educational product that uses a typical methodology of the natural sciences - IIR - in literature classes, and discuss its results; proposing to students (8th and 9th grades of elementary school) not only understanding, but mainly valuing the legacy of multiple literary works to approach common problems with genesis or implications in science and technology; bringing such problems closer to themes possibly already known and experienced by students in other media (films, series, among others); working, from the perspective of the narratives, aiming at the reflection of topics related to science, revealing its presence in the conflicts that are present in the selected works; and discussing interdisciplinarity in the application of the educational product, this product was developed, an application for cell phones, based on generating themes brought by the students themselves, operationalizing STS analyses of literary excerpts illustrating the themes mentioned. The application contains the IIR stitched together for use in the classroom, and this thesis deals not only with its elaboration, but also with its use, based on questionnaires applied to 8th and 9th grade students participating in the research. Thus, the innovation brought about by the educational product stands out, since the literature classes for which it was developed ended up occurring with the conduction of the IIR, responding to the triggering desires of this thesis. Finally, content analysis of the students' responses attested to the relevance of the research and the EP for the scope and achievements they proposed, with na emphasis on the criticality demonstrated by the participants and the relevance of their interventions. |
Descrição: | Acompanha produção técnica: Aulas de literatura e ilhas interdisciplinares de racionalidade: perspectiva diferenciada a partir de transposição didática e abordagem CTS: desenvolvimento e utilização de aplicativo para telefones celulares |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31224 |
Aparece nas coleções: | PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
literaturacienciasiiraplicativo.pdf | 1,98 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
literaturacienciasiiraplicativo_produto.pdf | 911,12 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons