Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31204
Título: | Experiências de internacionalização da educação superior de/em casa no contexto de uma rede de pesquisa latino-americana |
Título(s) alternativo(s): | Experiences of internationalization of higher education from/at home in the context of a latin american research network |
Autor(es): | Mazzetti, Antônio Carlos |
Orientador(es): | Oliveira, Marlize Rubin |
Palavras-chave: | Ensino superior Relações internacionais Conhecimento e aprendizagem Ensino superior - Pesquisa Internacionalismo Education, Higher International relations Knowledge and learning Education, Higher - Research Internationalism |
Data do documento: | 9-Mar-2023 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Pato Branco |
Citação: | MAZZETTI, Antônio Carlos. Experiências de internacionalização da educação superior de/em casa no contexto de uma rede de pesquisa latino-americana. 2023. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2023. |
Resumo: | Esta tese se insere no campo de investigação da Educação Superior (ES) e tem como foco a internacionalização. Trata-se de pesquisa no bojo do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR), na Linha de Pesquisa Educação e Desenvolvimento, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). A questão central da investigação é a análise, a partir de perspectivas de outras regionalidades latino-americanas, experiências de internacionalização de/em casa como descolonizadoras das/nas redes de pesquisa. Para tanto, busquei identificar e analisar experiências descolonizadoras de internacionalização da educação superior de/em casa em uma rede de pesquisas latino-americana, tendo como objetivos: problematizar a América Latina como lugar epistêmico e pluriverso; analisar uma rede de pesquisa latino-americana enquanto lugar de interação, no processo de desprendimento ao modelo moderno/colonial. Os pressupostos teórico-metodológicos estão baseados e fundamentados na perspectiva decolonial e epistemologias do Sul, com o intuito de possibilitar o giro decolonial que imprimi no olhar e na sensibilidade sobre/com os sujeitos e lugar de pesquisa. Num cenário onde a produção de conhecimento contemporâneo nos coloca em movimentos contraditórios e não lineares e nos desafia a refletir sobre e para além da educação superior, posiciono-me como pesquisador do Sul e para o Sul, desde o meu lugar de acadêmico, contribuindo para a construção de conhecimentos, a partir de perspectivas de outras regionalidades latino-americanas. Parto do pressuposto que a América Latina e Caribe (ALC) é um lugar epistêmico e se constitui de experiências pluriversais, onde a internacionalização da educação superior está inserida neste cenário complexo de movimentos globais e regionais. Por sua vez, a internacionalização da educação superior de/em casa tem ganhado espaço nos debates, embora ainda haja necessidade de se ampliar as discussões acerca de suas reais possibilidades e intenções na América Latina. A heterogeneidade da ALC é uma possibilidade de inverter a lógica com que se aborda a questão, transcendendo o modelo moderno/colonial da educação superior na América Latina e nos sensibilizando com saberes diversos do Sul global, em busca de possibilidades outras através do desprendimento e de saberes periféricos. Neste contexto se inserem as redes colaborativas que envolvem instituições e sujeitos regionais, a exemplo da RIES, meu lugar de pesquisa, composto de pesquisadores/as que, inseridos em seu lugar de estudo e de enunciação, buscam na interação interna e externa possibilidades outras de produzir e disseminar conhecimentos localmente. Esta tese observou e analisou tendências de desprendimento de estruturas modernas/coloniais na RIES, enquanto rede latino-americana de pesquisa, focando experiências da Rede vividas e compartilhadas no campo do conhecimento e, mais especificamente, quanto à internacionalização da educação superior de/em casa. Neste contexto, pôde-se verificar que, a partir de perspectivas de outras regionalidades latino-americanas, internacionalização de/em casa é uma experiência descolonizadora das/nas redes. |
Abstract: | This thesis is part of the Higher Education (HE) field of research and focuses on internationalization. This research takes place in the context of the Graduate Program in Regional Development (PPGDR), in the Line of Education and Development Research, of the Federal University of Technology - Paraná (UTFPR). The main point of this research is to analyze, from the perspectives of other Latin American regionalities, experiences of internationalization from/at home as decolonizers in/of research networks. To this end, I sought to identify and analyze decolonizing experiences of internationalization of higher education from/at home in a Latin American research network, with the objectives of: problematize Latin America as an epistemic and pluriverse place; analyze a Latin American research network as a place of interaction, in the process of detachment from the modern/colonial model. The theoretical-methodological assumptions are based on the decolonial and epistemological perspective from the South, in order to enable the decolonial turn that I printed in the look and sensitivity towards/with the subjects and place of research. In a scenario where the production of contemporary knowledge places us in contradictory and non-linear movements and challenges us to reflect on and beyond higher education, I position myself as a researcher from the South and to the South, from my place as an academic, contributing to the construction of knowledge, from the perspectives of other Latin American regionalities. I start from the assumption that Latin America and the Caribbean (LAC) is an epistemic place and is made up of pluriversal experiences, where the internationalization of higher education is inserted in this complex scenario of global and regional movements. On the other hand, internationalization of higher education from/at home has gained space in debates, although there is still a need to broaden discussions about real possibilities and intentions in Latin America. The heterogeneity of LAC brings the possibility of a logical inversion on the way that this issue is approached, transcending the modern/colonial model of higher education in Latin America and sensitizing us with diverse knowledge from the global South, searching for possibilities through detachment and peripheral knowledge. In this context, collaborative networks involving people and regional subjects are inserted, such as RIES, my research place, composed of researchers who, inserted in their place of study and enunciation, seek in the internal and external interaction other possibilities to produce and disseminate knowledge locally. This thesis analyzed and examined trends in the detachment of modern/colonial structures in RIES, as a Latin American research network, focusing on lived and shared experiences of the Network in the field of knowledge and, more specifically, regarding the internationalization of higher education from/at Home. In this context, it was possible to verify that, from the perspectives of other Latin American regionalities, the internationalization from/at home is a decolonizing experience of/in the networks. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31204 |
Aparece nas coleções: | PB - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
internacionalizacaoeducacaocasarede.pdf | 1,81 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons