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dc.creatorPuerari, Izelme Francielli-
dc.date.accessioned2023-04-24T16:34:09Z-
dc.date.available2023-04-24T16:34:09Z-
dc.date.issued2023-02-10-
dc.identifier.citationPUERARI, Izelme Francielli. Proposta de trilha interpretativa e interdisciplinar em fragmento florestal urbano em Medianeira – PR: bosque Sepé-Tiaraju. 2023. Dissertação (Mestrado em Tecnologias Ambientais) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31195-
dc.description.abstractThe present work seeks to show the importance of ecosystem services offered by an urban forest fragment – Bosque Sepé-Tiaraju – in the municipality of Medianeira – PR, with the main objective of proposing an interdisciplinary interpretative trail project, with a view to environmental education. Through botanical, ecosystemic, edaphic and educational research, we sought to identify the arboreal individuals around a trail in the woods, determine the physicochemical parameters of the soil and prepare an integrative project script for High School, Area of Sciences of the Nature and its Technologies. An attempt was also made to illustrate, through graphic representation, the proposed trail in the forest and to present, through 5 panels, the ecosystem aspects in an interdisciplinary way with the integrative project. The suitability of using the trail in the fragment, through the integrative project, can significantly contribute to the learning of biology, physics and chemistry through active, motivating and instigating methodologies, so that students develop an interest in preserving the environment and services ecosystems generated by the forest. 70 tree individuals were found on the trail, distributed in 34 species of 32 genera, from 19 different botanical families, with 30 native species. The edaphic aspects highlighted in the form of panels were the concentration of iron in the soil, which averaged 15%. Organic carbon indices averaged 7% and soil pH was around 5, slightly acidic, at the collection points. Phosphorus concentration averaged 87.1 mg/Kg. Five ecosystem aspects were highlighted through panels, which encompass concepts about the Semideciduous Seasonal Forest, soil, fauna and flora interaction, botany and nutrient cycling, and it was concluded that the study trail conserves structural aspects and brings together typical species of the Seasonal Forest Semidecidual. The ecosystem services provided by the fragment are extremely important to the living beings that depend on it directly or indirectly.pt_BR
dc.description.sponsorshipConselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.description.sponsorshipUniversidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectServiços ambientaispt_BR
dc.subjectProjeto paisagístico ecológicopt_BR
dc.subjectBotânica - Nomenclaturapt_BR
dc.subjectEcossistemaspt_BR
dc.subjectEcosystem servicespt_BR
dc.subjectEcological landscape designpt_BR
dc.subjectBotany - Nomenclaturept_BR
dc.subjectBiotic communitiespt_BR
dc.titleProposta de trilha interpretativa e interdisciplinar em fragmento florestal urbano em Medianeira – PR: bosque Sepé-Tiarajupt_BR
dc.title.alternativeProposal for an interpretative and interdisciplinary trail in an urban forest fragment in Medianeira – PR: Sepé-Tiaraju grovept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho busca mostrar a importância dos serviços ecossistêmicos ofertados por um fragmento florestal urbano – Bosque Sepé-Tiaraju – no município de Medianeira – PR, tendo como principal objetivo a proposição de um projeto de trilha interpretativa interdisciplinar, com vistas à educação ambiental. Através de pesquisa botânica, ecossistêmica, edáfica e educacional, buscou-se identificar os indivíduos arbóreos do entorno de uma trilha no Bosque, determinar os parâmetros físico-químicos do solo e elaborar um roteiro de projeto integrador para o Ensino Médio, Área das Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Buscou-se ainda, ilustrar, por meio de representação gráfica, a trilha proposta no Bosque e apresentar, através de 5 painéis, os aspectos ecossistêmicos de forma interdisciplinar com o projeto integrador. A adequação do uso da trilha no fragmento, através do projeto integrador, pode contribuir significativamente para a aprendizagem de biologia, física e química através de metodologias ativas, motivadoras e instigantes, de forma que os estudantes desenvolvam o interesse pela preservação do meio e dos serviços ecossistêmicos gerados pelo Bosque. Foram encontrados 70 indivíduos arbóreos na trilha, distribuídos em 34 espécies de 32 gêneros, de 19 famílias botânicas diferentes, sendo 30 espécies nativas. Os aspectos edáficos destacados em forma de painéis foram a concentração de ferro no solo, que ficou na média de 15%. Os índices de carbono orgânico ficaram na média de 7% e o pH do solo ficou em torno de 5, levemente ácido, nos pontos de coleta. A concentração de fósforo ficou na média de 87 mg/Kg. Foram destacados 5 aspectos ecossistêmicos através de painéis, que englobam conceitos sobre a Floresta Estacional Semidecidual, solo, interação fauna e flora, botânica e ciclagem de nutrientes e pôde-se concluir que a trilha de estudo conserva aspectos estruturais e reúne espécies típicas da Floresta Estacional Semidecidual. Os serviços ecossistêmicos prestados pelo fragmento constituem-se de extrema importância aos seres vivos que dele dependem direta, ou indiretamente.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-4495-2700pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3010595983827594pt_BR
dc.contributor.advisor1Pletsch, Adelmo Lowe-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-4334-2815pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1731491755917260pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Câmara, Carla Daniela-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0001-9381-2558pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0570959951385312pt_BR
dc.contributor.referee1Pletsch, Adelmo Lowe-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-4334-2815pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1731491755917260pt_BR
dc.contributor.referee2Periotto, Fernando-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-0951-8274pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8301456352208939pt_BR
dc.contributor.referee3Almeida, Shiderlene Vieira de-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-7861-3059pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6420445044479337pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologias Ambientaispt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIApt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
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