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Título: Representações sociais sobre aprendizagem e desenvolvimento humano e práticas profissionais no atendimento à queixa escolar
Título(s) alternativo(s): Social representations about learning and human development and professional practices in responding to school complaints
Autor(es): Preuss, André
Orientador(es): Teixeira, Edival Sebastião
Palavras-chave: Aprendizagem
Representações sociais
Rendimento escolar
Prática profissional
Learning
Social representations
Academic achievement
Professional practice
Data do documento: 16-Fev-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: PREUSS, André. Representações sociais sobre aprendizagem e desenvolvimento humano e práticas profissionais no atendimento à queixa escolar. 2023. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2023.
Resumo: A presente dissertação é o resultado final de uma pesquisa que teve como propósito discutir a temática da queixa escolar a partir das representações sociais sobre os processos de aprendizagem e desenvolvimento humano. Uma grande parte do debate sobre o tema está relacionada à transformação das questões escolares em supostos problemas de saúde, isso vem sendo convencionalmente chamado de patologização dos processos de escolarização. Tal contexto tem gerado uma infinidade de encaminhamento de alunos para os serviços e avaliações em saúde, consequentemente, ocasionando numa ação de medicalizar crianças e adolescentes que não se enquadram nos padrões escolares exigidos. Diante disso, o objetivo da pesquisa foi conhecer quais as representações sociais, de profissionais de saúde que atendem estas demandas, tem sobre os fenômenos de aprendizagem e desenvolvimento humano. Para tanto, partimos de uma perspectiva de ser humano apoiada na Teoria Histórico-Cultural, a qual entende o sujeito como ser social e relacional, se constitui nas mediações simbólicas e semióticas que proporcionam a aprendizagem e desenvolvimento. Como delineamento metodológico nos baseamos na teoria das representações sociais, que enquanto teoria do senso comum cria e reproduz explicações e fatos compatíveis para as práticas cotidianas. Os participantes da pesquisa foram profissionais que atuam na área da saúde, pública e privada, dos municípios de Pato Branco e Mariópolis – Paraná; sendo quatro psicólogas, três médicos e duas fonoaudiólogas. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com perguntas indutoras e com maior liberdade aos participantes se aprofundarem no assunto. Os dados foram organizados em categorias a partir das ancoragens identificadas sobre as representações de aprendizagem e desenvolvimento, além das observações relevantes para a atuação profissional. A partir da análise dos dados de pesquisa podemos identificar que as representações sociais sobre aprendizagem estão ancoradas nas ideias de experiências humanas, aquisições de conteúdos e que são necessárias condições sociais e metodológicas adequadas. Já o desenvolvimento humano é ancorado nas ideias de obtenção de aprendizagens da/para a vida, sendo de fundamental importância as interações sociais e a atenção para as relações entre padrões de normalidade do desenvolvimento e as singularidades de cada sujeito. No que se refere a atuação profissional, os participantes pontuaram as posturas ético-técnicas frente às demandas, tanto numa visão mais ampliada sobre os fenômenos, os limites da própria área de conhecimento e maior criticidade sobre os excessivos diagnósticos. Podemos concluir que as representações sociais sobre aprendizagem e desenvolvimento estão alicerçadas em concepções que parte do que é saudável e patológico, patologizando indivíduos, comportamentos e famílias. A ausência de falas sobre os aspectos políticos, sociais e culturais, que também constituem os fenômenos e práticas profissionais, indica uma individualização das problemáticas envolvidas nas questões de escolarização. Entretanto, posicionamentos críticos e de necessidades de abordagens multidisciplinares de outras áreas de conhecimento, indicam movimentos de tensionamento de práticas historicamente biologizantes e estigmatizadoras. Concluímos ressaltando a necessidade de atuações profissionais implicadas com práticas que considere a diversidade dos modos de ser e existir, potencializadoras para as aprendizagens e consequente desenvolvimento humano.
Abstract: The present dissertation is the final result of a research whose purpose was to discuss the issue of school complaints from the perspective of social representations about learning processes and human development. A large part of the debate on the subject is related to the transformation of school issues into supposed health problems, which has been conventionally called the pathologization of schooling processes. This context has generated a multitude of referrals of students to health services and evaluations, consequently, resulting in an action of medicalizing children and adolescents who do not fit the required school standards. In view of this, the objective of the research was to find out which social representations health professionals who meet these demands have on the phenomena of learning and human development. To do so, we start from a human being perspective based on the Historical-Cultural Theory, which understands the subject as a social and relational being, constituted in symbolic and semiotic mediations that provide learning and development. As a methodological design, we are based on the theory of social representations, which as a common sense theory creates and reproduces compatible explanations and facts for everyday practices. The research participants were professionals who work in the health area, public and private, in the municipalities of Pato Branco and Mariópolis - Paraná; four psychologists, three physicians and two speech therapists. Semi-structured interviews were conducted with leading questions and with greater freedom for participants to delve into the subject. The data were organized into categories based on the anchorages identified on the representations of learning and development, in addition to relevant observations for professional performance. From the analysis of the research data, we can identify that the social representations about learning are anchored in the ideas of human experiences, content acquisition and that adequate social and methodological conditions are necessary. Human development, on the other hand, is anchored in the ideas of obtaining learning from/for life, with fundamental importance to social interactions and attention to the relationships between normal development standards and the singularities of each subject. With regard to professional performance, the participants scored the ethical-technical postures in the face of demands, both in a broader view of the phenomena, the limits of the area of knowledge itself and greater criticality about excessive diagnoses. We can conclude that the social representations about learning and development are based on conceptions that start from what is healthy and what is pathological, pathologizing individuals, behaviors and families. The absence of speeches about the political, social and cultural aspects, which also constitute professional phenomena and practices, indicates an individualization of the problems involved in schooling issues. However, critical positions and needs for multidisciplinary approaches from other areas of knowledge indicate tensioning movements of historically biologizing and stigmatizing practices. We conclude by emphasizing the need for professional actions involved with practices that consider the diversity of ways of being and existing, enhancing learning and consequent human development.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31183
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