Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31179
Título: | Formação de professores em educação para a paz: um caminho para a prevenção das violências escolares |
Título(s) alternativo(s): | Teacher training in peace education: a path for the prevention of school violence |
Autor(es): | Salles, Virgínia Ostroski |
Orientador(es): | Frasson, Antonio Carlos |
Palavras-chave: | Movimentos pela paz Paz - Estudo e ensino Professores - Formação Violência na escola Educação Freire, Paulo, 1921-1997 Peace movements Peace - Study and teaching Teachers, Training of School violence Education |
Data do documento: | 7-Dez-2022 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Ponta Grossa |
Citação: | SALLES, Virgínia Ostroski. Formação de professores em educação para a paz: um caminho para a prevenção das violências escolares. 2022. Tese (Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2022. |
Resumo: | Falar sobre paz, Cultura de Paz e Educação para a Paz, no sentido científico, é discutir relações profundas entre as múltiplas formas de violência, sobre a necessidade e importância do conflito e, ao mesmo tempo, pensar em alternativas para superá-los. Por meio desta reflexão e em consonância com o avanço da legislação em prol da Cultura de Paz no âmbito escolar - Lei nº 13.664/2018 - fica evidente a necessidade e a relevância desta temática na formação continuada de professores. Neste contexto, a tese intitulada: “Formação de Professores em Educação para a Paz: um caminho para a prevenção das violências escolares”, tem como objetivo analisar as contribuições e os desafios da formação continuada de professores, na temática de Educação para a Paz relacionadas à qualificação das práticas pedagógicas dos professores da Educação Básica. Para que se possa alcançar ao objetivo proposto para este estudo, desenvolveu-se uma pesquisa de campo, de cunho qualitativo, interpretativa e explicativa, iniciando seu percurso por meio de uma revisão sistemática sobre o assunto no contexto brasileiro. Após os primeiros achados, fortaleceu-se os conceitos bases para a compreensão sobre a Educação para a Paz, dialogando sobre o entendimento de paz, violência e conflitos. Posteriormente, aprofundou-se nos estudos e reflexões de Paulo Freire e a sua relação com a formação de professores e a Educação para a Paz. Para isso, autores como: Galtung (1994, 2006), Freire (2000, 2011, 2018, 2021), Jares (2002, 2007, 2008), Guimarães (2004, 2005, 2006), Tuvilla Rayo (2008), Salles Filho (2019), foram fundamentais para a sustentação e argumentação específica deste estudo e a organização de uma formação para professores. Em seguida, analisou-se os dados obtidos, por meio da formação com os pesquisados, utilizando a metodologia de análise de conteúdo (Bardin, 2011). Os principais dados foram questionários com perguntas relacionadas aos temas: paz, violência e conflitos. Os mesmos questionários foram aplicados em dois momentos, previamente aos encontros da formação com os professores, para verificar o entendimento sobre o assunto e após o término dos encontros, com a finalidade de perceber a compreensão ou não dos temas abordados. Além dos questionários, os dados foram obtidos pelos encontros de formação com os professores e pela organização de um plano de aula sobre a Educação para a Paz. Com os dados já organizados, foram criadas duas categorias de análise. A primeira foi referente a pedagogia da autonomia na Educação para a Paz, a qual foram criadas outras três subcategorias. A segunda categoria foi criada pela necessidade da abordagem pedagogia em relação aos estudos e práticas sobre a paz, sendo ela Práticas pedagógicas em Educação para a Paz. Nesta categoria foram necessárias outras cinco subcategorias, sendo elas relacionadas as pedagogias da paz de Salles Filho (2019). Neste sentido, as hipóteses levantadas ao iniciar o percurso da pesquisa puderam ser revistas e reafirmadas. Por fim, foi criado um produto educacional, em forma de e-book, com fundamentação teórica sobre os temas abordados na formação com professores pesquisados, além de 20 planos de aula, organizados pelos integrantes da pesquisa. |
Abstract: | Talking about peace, Culture of Peace and Education for Peace, in the scientific sense, is to discuss deep relationships between the multiple forms of violence, about the need and importance of conflict and, at the same time, think of alternatives to overcome them. Through this reflection and in line with the advancement of legislation in favor of the Culture of Peace in the school environment - Law nº 13.664/2018 - the need and relevance of this theme in the continuing education of teachers is evident. In this context, the thesis entitled: "Teacher Training in Education for Peace: a way to prevent school violence", aims to analyze the contributions and challenges of continuing education of teachers in the theme of Education for Peace related to the qualification of the pedagogical practices of teachers of Basic Education. In order to reach the proposed objective for this study, a qualitative, interpretative and explanatory field research was developed, starting its course through a systematic review on the subject in the Brazilian context. After the first findings, the basic concepts for the understanding of Peace Education were strengthened, dialoguing about the understanding of peace, violence, and conflicts. Later on, we went deeper into Paulo Freire's studies and reflections and his relation with teacher education and Peace Education. For this, authors such as: Galtung (1994, 2006), Freire (2000, 2011, 2018, 2021), Jares (2002, 2007, 2008), Guimarães (2004, 2005, 2006), Tuvilla Rayo (2008), Salles Filho (2019), were fundamental for the specific support and argumentation of this study and the organization of a training for teachers. Then, the data obtained, through the training with the researched, was analyzed using the content analysis methodology (Bardin, 2011). The main data were questionnaires with questions related to the themes: peace, violence and conflicts. The same questionnaires were applied in two moments, prior to the training meetings with the teachers, to verify their understanding of the subject, and after the end of the meetings, in order to understand the understanding or not of the themes addressed. Besides the questionnaires, the data were obtained from the training meetings with the teachers and from the organization of a lesson plan about Education for Peace. With the data already organized, two categories of analysis were created. The first one was related to the pedagogy of autonomy in Peace Education, in which three other subcategories were created. The second category was created by the need of the pedagogy approach in relation to peace studies and practices, being it Pedagogical Practices in Peace Education. In this category, five other subcategories were needed, being related to Salles Filho (2019) pedagogies of peace. In this sense, the hypotheses raised at the beginning of the research course could be reviewed and reaffirmed. Finally, an educational product was created, in the form of an e-book, with a theoretical foundation on the themes addressed in the training with the teachers researched, in addition to 20 lesson plans, organized by the research members. |
Descrição: | Acompanha produção técnica: Formação de professores em educação para a paz: reflexões e práticas necessárias |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31179 |
Aparece nas coleções: | PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
formacaoprofessoreseducacaopaz.pdf | 5,59 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
formacaoprofessoreseducacaopaz_produto.pdf | 11,54 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons