Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3113
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMoreira, Agnaldo Antonio-
dc.date.accessioned2018-05-15T16:31:52Z-
dc.date.available2018-05-15T16:31:52Z-
dc.date.issued2018-04-20-
dc.identifier.citationMOREIRA, Agnaldo Antônio. Motivação para o ensino e aprendizagem dos números complexos: uma abordagem com aplicações. 2018. 110 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3113-
dc.description.abstractLiterature shows that motivating teachers and students for studying complex numbers in high school can be a challenging task. This work investigates such issue and proposes an approach for teaching complex numbers based on their history, applications and fractals. In addition it provides some digital resources to explore interactive lessons and activities of this content.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectNúmeros complexos - História -  Estudo e ensino (Segundo grau)pt_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectÁlgebrapt_BR
dc.subjectTrigonometriapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectMotivação na educaçãopt_BR
dc.subjectInovações educacionaispt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectNumbers, Complex - History - Study and teaching (Secondary)pt_BR
dc.subjectGeometrypt_BR
dc.subjectAlgebrapt_BR
dc.subjectTrigonometrypt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectStudent teachingpt_BR
dc.subjectMotivation in educationpt_BR
dc.subjectEducational innovationspt_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.titleMotivação para o ensino e aprendizagem dos números complexos: uma abordagem com aplicaçõespt_BR
dc.title.alternativeMotivation for teaching and learning complex numbers: an approach based on applicationspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEstudos mostram que motivar professores e alunos para o ensino e aprendizagem de números complexos no Ensino Médio pode ser uma tarefa difícil. Esse trabalho investiga as causas dessa dificuldade e propõe uma abordagem de ensino dos números complexos baseada em história, aplicações e fractais. Além disso, apresenta alguns recursos digitais para explorar lições e atividades mais interativas dos conceitos matemáticos envolvidos.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2463505759470603pt_BR
dc.contributor.advisor1Saito, Olga Harumi-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4924034629819476pt_BR
dc.contributor.referee1Saito, Olga Harumi-
dc.contributor.referee2Hess, Patricia-
dc.contributor.referee3Alvares, Edson Ribeiro-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.capesMatemáticapt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PROFMAT_M_Moreira, Agnaldo Antônio_2018.pdf3,46 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.