Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31069
Título: A linguagem na comunicação e a formação do leitor crítico nos anos iniciais: as fábulas na construção do significado do texto
Título(s) alternativo(s): Language in communication and the training of the critical reader in the early years: fables in the construction of the meaning of the text
Autor(es): Morais, Rute Regina Ferreira Machado de
Orientador(es): Matos, Eloiza Aparecida Silva Avila de
Palavras-chave: Compreensão na leitura
Fábulas
Educação de crianças
Linguagem e educação
Comunicação - Aspectos sociais
Reading comprehension
Fables
Early childhood education
Language and education
Communication - Social aspects
Data do documento: 19-Dez-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: MORAIS, Rute Regina Ferreira Machado de. A linguagem na comunicação e a formação do leitor crítico nos anos iniciais: as fábulas na construção do significado do texto. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2022.
Resumo: Este estudo teve o objetivo de analisar a contribuição da leitura crítica da fábula como estratégia para a compreensão da mensagem implícita no texto e seu significado no contexto da sociedade pelos estudantes do 5° ano do Ensino Fundamental. Vários autores fundamentaram este estudo, tais como: Tarnowski, Lawall e Devegili (2021), Ponta Grossa (2020), Silva (2019), Cunha (2018), Almeida (2017), Wallace (2017), Bardin (2016), Gaitas (2013), Oliveira (2011), Monroe (2011), Dohme (2010), Arruda (2010), Gil (2008), Cafiero (2005), Soares (2004), Vygotsky (2001), Fairclough (2001),Coelho (2000), Gadotti (2000), Heberle (2000), Salm (1999), Souza (1998), Bakhtin (1997), Stefani (1997), Bárbara (1995), Dailey (1994), Bloom (1956), entre outros. A linha metodológica foi qualitativa, de natureza aplicada e pesquisa-ação. As técnicas utilizadas para a coleta de dados foram: anotações em diário de campo, gravações em vídeos, transcritos na íntegra, fotografias, produções escritas, desenhos e discursos verbais dos alunos. Avaliou-se o nível de compreensão leitora dos estudantes acerca do gênero da fábula e desenvolveu-se no ambiente pesquisado estratégias pedagógicas de leitura voltadas para esse gênero. Os resultados revelam que o engajamento dos estudantes nas discussões acerca do conteúdo da fábula e sua inter-relação com situações do cotidiano leva ao posicionamento crítico a respeito da realidade social. A partir disso, conclui-se que, abordar a leitura crítica do discurso do gênero textual da fábula, pode efetivamente contribuir como estratégia que promoverá a compreensão dos valores e convenções sociais implicitamente determinados pelo texto e proporcionará a formação de conceitos relacionados ao contexto social. Esse estudo apresenta como produto a produção de um e-book que abrange as estratégias de leitura, aplicadas em forma de procedimentos pedagógicos no ambiente pesquisado, em uma articulação entre teoria e prática que visa servir como suporte pedagógico para a prática da leitura. Novos estudos podem surgir a partir desses resultados e ampliar o conhecimento voltado para essa temática.
Abstract: This study aims to analyze the contribution of the Critical Reading of the fable as a strategy for understanding the message implicit in the text and its meaning in the context of society by students of the 5th year of Elementary School. It covered the area of Portuguese Language, based on Curriculum References for the Initial Years of Elementary School. Several authors support this study, such as: Tarnowski, Lawall e Devegili (2021), Ponta Grossa (2020), Silva (2019), Cunha (2018), Almeida (2017), Wallace (2017), Bardin (2016), Gaitas (2013), Oliveira (2011), Monroe (2011), Dohme (2010), Arruda (2010), Gil (2008), Cafiero (2005), Soares (2004), Vygotsky (2001), Fairclough (2001),Coelho (2000), Gadotti (2000), Heberle (2000), Salm (1999), Souza (1998), Bakhtin (1997), Stefani (1997), Bárbara (1995), Dailey (1994), Bloom (1956), among others. The methodological line was qualitative, of applied nature and action research. The techniques used for data collection were: field diary notes, video recordings, full transcripts, photographs, written productions, drawings and verbal discourses of the students was evaluated level of reading comprehension of the students about the genre of the fable and pedagogical reading strategies addressed for this genre were developed in the researched environment. The results reveal that the students' engagement in discussions about the content of the fable and its interrelationship with everyday situations, leads to a critical position regarding social reality. From this it is concluded that, approaching the critical reading of the discourse of the textual genre of the fable, can effectively contribute as a strategy, which will promote the understanding of the values and social conventions implicitly determined by the text and will provide the formation of concepts related to the social context. This study presents as a final product, the production of an E-book that covers reading strategies, applied in the form of pedagogical procedures in the researched environment, in an articulation between theory and practice that aims to serve as a pedagogical support for the practice of reading. New studies may arise from these results and expand the knowledge focused on this.
Descrição: Acompanha produção técnica: A leitura da fábula e a leitura de mundo
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31069
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
linguagemformacaoleitorcritico.pdf5,01 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
leiturafabulaleituramundo_produto.pdf3,51 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons