Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31039
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorModesto, Andreza Braga-
dc.date.accessioned2023-03-31T21:42:09Z-
dc.date.available2023-03-31T21:42:09Z-
dc.date.issued2023-02-09-
dc.identifier.citationMODESTO, Andreza Braga. Romance e fragmentação: a escrita-viagem de Alice em Quarenta Dias (2014), de Maria Valéria Rezende. 2023. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31039-
dc.description.abstractThis dissertation proposes a study of the work Quarenta dias (2014), by Maria Valéria Rezende, with the objective of examining aspects of the novel such as the fragmentation of the narrative, paying attention to the analysis of travel literature, as well as investigating what it means for the author to write the fictional text the way it is experienced. In the work, the author flirts with the intersection between the travel report and the writing of a diary resulting in the writingjourney of the protagonist who moves from Paraíba to Rio Grande do Sul and begins to build, through images of the city and the montage of fragments, the look practiced by the travelercartographer. To account for this configuration of the novel, we extend the discussion to some phenomena outlined in modern prose. The starting point is to analyze the protagonist inserted in the narrative spatiality, such as her cartographic nature moved by the processes of subjectivation and her relationship with the social and cultural context. Methodologically, the research is of a qualitative nature, based on literary analysis and anchored in the bibliographicexploratory method. The data collection instruments took into account the novel, as an essential element, in the light of the main theoretical supports for analysis such as Erwin Rosenthal (1975), Linda Hutcheon (1991), Milan Kundera (2016), Perrone-Moisés (1998), Walter Benjamin (2020), Willi Bolle (2022), Roland Barthes (2018), Modesto Carone (1974), Sergei Eisenstein (2002), Octávio Ianni (2000), Béatrice Didier (1976), and Yi-Fu Tuan (1980 and 2015).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectLiteratura brasileirapt_BR
dc.subjectNarrativa (Retórica)pt_BR
dc.subjectFicção brasileirapt_BR
dc.subjectViagens na literaturapt_BR
dc.subjectExperiência na literaturapt_BR
dc.subjectRezende, M. V. (Maria Valéria), 1942-pt_BR
dc.subjectBrazilian literaturept_BR
dc.subjectNarration (Rhetoric)pt_BR
dc.subjectBrazilian fictionpt_BR
dc.subjectTravel in literaturept_BR
dc.subjectExperience in literaturept_BR
dc.titleRomance e fragmentação: a escrita-viagem de Alice em Quarenta Dias (2014), de Maria Valéria Rezendept_BR
dc.title.alternativeRomance and fragmentation: Alice’s writing-journey in Forty Days (2014), by Maria Valéria Rezendept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação propõe um estudo da obra Quarenta dias (2014), de Maria Valéria Rezende, com o objetivo de examinar os aspectos do romance como a fragmentação da narrativa, atentando-se para a análise da literatura de viagem, bem como investigar o que significa para a autora escrever o texto ficcional da forma como se experiencia. Na obra, a autora flerta com a interseção entre o relato de viagem e a escrita de diário resultando na escrita-viagem da protagonista que se desloca de Paraíba para o Rio Grande do Sul e começa a construir, por meio de imagens da cidade e da montagem de fragmentos, o olhar praticado pela viajante-cartógrafa. Para darmos conta dessa configuração do romance estendemos a discussão em alguns fenômenos esboçados na prosa moderna. O ponto de partida é analisar a protagonista inserida no espacialidade narrativa, tal como a sua natureza cartográfica movida pelos processos de subjetivação e sua relação com o contexto social e cultural. Metodologicamente, a pesquisa é de cunho qualitativo, pautada na análise literária e ancora-se no método bibliográficoexploratório. Os instrumentos de coletas de dados levaram em consideração o romance, como elemento essencial, à luz dos suportes teóricos principais para análise tais como Erwin Rosenthal (1975), Linda Hutcheon (1991), Milan Kundera (2016), Perrone-Moisés (1998), Walter Benjamin (2020), Willi Bolle (2022), Roland Barthes (2018), Modesto Carone (1974), Sergei Eisenstein (2002), Octávio Ianni (2000), Béatrice Didier (1976), e Yi-Fu Tuan (1980 e 2015).pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0001-7813-5499pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6000218456180456pt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Marcelo Fernando de-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-2206-1472pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4315132452111762pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Marcelo Fernando de-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-2206-1472pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4315132452111762pt_BR
dc.contributor.referee2Cantarin, Márcio Matiassi-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-8622-9345pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8396759751370138pt_BR
dc.contributor.referee3Barros, Patricia Marcondes de-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-1677-7263pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2506079955768795pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos de Linguagenspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.subject.capesLetraspt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
romancefragmentacaoescritaviagem.pdf1,98 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons