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dc.creatorVillanova, Camila Antunes-
dc.date.accessioned2023-03-31T20:39:06Z-
dc.date.available2023-03-31T20:39:06Z-
dc.date.issued2022-11-24-
dc.identifier.citationVILLANOVA, Camila Antunes. O “Método Elite” de Adelia Parron Alvarez: o ensino de corte e costura na Academia Nossa Senhora Aparecida (Curitiba-PR). 2023. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31034-
dc.description.abstractIn this research I aim to discuss some aspects related to the systematization strategies of the “Elite Cut and Sewing Method” created by Adelia Parron Alvarez for Academia Nossa Senhora Aparecida (ANSA). The Elite Method is the result of Adelia’s studies and practice as a seamstress and teacher. It was created in the 1960s to support the teaching of cutting and sewing women’s, men’s and children’s clothing at ANSA, which since the 1970s has been based in Curitiba, Paraná. Throughout the school’s history, seven editions of the Elite Method were published, the most recent of which was in 2014. The discussion on the method’s systematization considers the relationship between women and the practice of sewing, both as a daily task and as an opportunity for female professionalization. Therefore, an interview with the founder of the school from the perspective of oral history, Adelia’s study notebook, the second, fourth, fifth and seventh editions of the Elite Method’s cutting and sewing teaching books, as well as as digitized photographs from the ANSA collection constitute the research corpus. Understanding that the Elite Method proposed and organized a set of procedures related to the modeling of the pieces, I argue that it made possible a greater specialization in the elaboration of the clothes. This occurred through lessons that sequentially increase the degree of difficulty, by defining key pieces to teach how to make the model, in addition to sewing instructions, making it possible to combine lessons to create a broader set of pieces. The founder of ANSA also created the Elite squares to facilitate the tracing of curves and three charts with mathematical simplifications used for making necklines, armholes and crotchs. With this, ANSA has been developing its way of professionalizing women over the last 60 years.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectRoupas - Confecção - Moldespt_BR
dc.subjectMulheres nas profissõespt_BR
dc.subjectMulheres - Ensino profissionalpt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.subjectCostura - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAcademia Nossa Senhora Aparecidapt_BR
dc.subjectDressmaking - Pattern designpt_BR
dc.subjectWomen in the professionspt_BR
dc.subjectProfessional education of womenpt_BR
dc.subjectTeaching - Methodologypt_BR
dc.subjectSewing - Study and teachingpt_BR
dc.titleO “Método Elite” de Adelia Parron Alvarez: o ensino de corte e costura na Academia Nossa Senhora Aparecida (Curitiba-PR)pt_BR
dc.title.alternativeThe “Elite Method” by Adelia Parron Alvarez: the teaching of cutting and sewing at Academia Nossa Senhora Aparecida (Curitiba-PR)pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoNesta pesquisa tenho como objetivo discutir alguns aspectos ligados às estratégias de sistematização do “Método Elite de corte e costura”, criado por Adelia Parron Alvarez, para a Academia Nossa Senhora Aparecida (ANSA). O Método Elite é resultante dos estudos e da prática de Adelia como costureira e professora. Ele foi criado a partir dos anos 1960 para apoiar o ensino de corte e costura de roupas femininas, masculinas e infantis na ANSA, que desde a década de 1970 tem sede em Curitiba, Paraná. Ao longo da trajetória da escola foram publicadas sete edições do Método Elite, sendo a mais recente de 2014. A discussão sobre a sistematização do método considera a relação entre mulheres e a prática da costura, tanto como tarefa cotidiana quanto como uma oportunidade de profissionalização feminina. Para tanto, a entrevista realizada com a fundadora da escola, a partir da perspectiva da história oral; o caderno de estudos de Adelia; a segunda, quarta, quinta e sétima edições dos livros de ensino de corte e costura do Método Elite, bem como fotografias digitalizadas do acervo da ANSA, constituem o corpus de pesquisa. Entendendo que o Método Elite propôs e organizou um conjunto de procedimentos relacionados à modelagem das peças, compreendo que esta metodologia possibilitou uma maior especialização na elaboração das roupas. Isto ocorreu mediante lições que aumentam o grau de dificuldade sequencialmente, pela definição de peças-chave para ensinar como fazer a modelagem, além de indicações de costura, possibilitando combinar lições para criar um conjunto mais amplo de peças. A fundadora da ANSA também criou os esquadros Elite para facilitar o traçado de curvas e três tabelas com simplificações matemáticas utilizadas para a confecção de decotes, cavas e ganchos. Com isso, a ANSA vem desenvolvendo sua maneira de profissionalizar mulheres ao longo dos últimos 60 anos.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6687531470514339pt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Marinês Ribeiro dos-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-9925-9949pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2575114413225868pt_BR
dc.contributor.referee1Padilha, Ana Caroline de Bassi-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-1831-8370pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9835654484759872pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Marinês Ribeiro dos-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-9925-9949pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2575114413225868pt_BR
dc.contributor.referee3Corrêa, Ronaldo de Oliveira-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-1894-1944pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3869130149433615pt_BR
dc.contributor.referee4Tessari, Valeria Faria dos Santos-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0002-7959-909Xpt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/4229358939832461pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedadept_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.capesSociais e Humanidadespt_BR
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