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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31034
Título: | O “Método Elite” de Adelia Parron Alvarez: o ensino de corte e costura na Academia Nossa Senhora Aparecida (Curitiba-PR) |
Título(s) alternativo(s): | The “Elite Method” by Adelia Parron Alvarez: the teaching of cutting and sewing at Academia Nossa Senhora Aparecida (Curitiba-PR) |
Autor(es): | Villanova, Camila Antunes |
Orientador(es): | Santos, Marinês Ribeiro dos |
Palavras-chave: | Roupas - Confecção - Moldes Mulheres nas profissões Mulheres - Ensino profissional Ensino - Metodologia Costura - Estudo e ensino Academia Nossa Senhora Aparecida Dressmaking - Pattern design Women in the professions Professional education of women Teaching - Methodology Sewing - Study and teaching |
Data do documento: | 24-Nov-2022 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | VILLANOVA, Camila Antunes. O “Método Elite” de Adelia Parron Alvarez: o ensino de corte e costura na Academia Nossa Senhora Aparecida (Curitiba-PR). 2023. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022. |
Resumo: | Nesta pesquisa tenho como objetivo discutir alguns aspectos ligados às estratégias de sistematização do “Método Elite de corte e costura”, criado por Adelia Parron Alvarez, para a Academia Nossa Senhora Aparecida (ANSA). O Método Elite é resultante dos estudos e da prática de Adelia como costureira e professora. Ele foi criado a partir dos anos 1960 para apoiar o ensino de corte e costura de roupas femininas, masculinas e infantis na ANSA, que desde a década de 1970 tem sede em Curitiba, Paraná. Ao longo da trajetória da escola foram publicadas sete edições do Método Elite, sendo a mais recente de 2014. A discussão sobre a sistematização do método considera a relação entre mulheres e a prática da costura, tanto como tarefa cotidiana quanto como uma oportunidade de profissionalização feminina. Para tanto, a entrevista realizada com a fundadora da escola, a partir da perspectiva da história oral; o caderno de estudos de Adelia; a segunda, quarta, quinta e sétima edições dos livros de ensino de corte e costura do Método Elite, bem como fotografias digitalizadas do acervo da ANSA, constituem o corpus de pesquisa. Entendendo que o Método Elite propôs e organizou um conjunto de procedimentos relacionados à modelagem das peças, compreendo que esta metodologia possibilitou uma maior especialização na elaboração das roupas. Isto ocorreu mediante lições que aumentam o grau de dificuldade sequencialmente, pela definição de peças-chave para ensinar como fazer a modelagem, além de indicações de costura, possibilitando combinar lições para criar um conjunto mais amplo de peças. A fundadora da ANSA também criou os esquadros Elite para facilitar o traçado de curvas e três tabelas com simplificações matemáticas utilizadas para a confecção de decotes, cavas e ganchos. Com isso, a ANSA vem desenvolvendo sua maneira de profissionalizar mulheres ao longo dos últimos 60 anos. |
Abstract: | In this research I aim to discuss some aspects related to the systematization strategies of the “Elite Cut and Sewing Method” created by Adelia Parron Alvarez for Academia Nossa Senhora Aparecida (ANSA). The Elite Method is the result of Adelia’s studies and practice as a seamstress and teacher. It was created in the 1960s to support the teaching of cutting and sewing women’s, men’s and children’s clothing at ANSA, which since the 1970s has been based in Curitiba, Paraná. Throughout the school’s history, seven editions of the Elite Method were published, the most recent of which was in 2014. The discussion on the method’s systematization considers the relationship between women and the practice of sewing, both as a daily task and as an opportunity for female professionalization. Therefore, an interview with the founder of the school from the perspective of oral history, Adelia’s study notebook, the second, fourth, fifth and seventh editions of the Elite Method’s cutting and sewing teaching books, as well as as digitized photographs from the ANSA collection constitute the research corpus. Understanding that the Elite Method proposed and organized a set of procedures related to the modeling of the pieces, I argue that it made possible a greater specialization in the elaboration of the clothes. This occurred through lessons that sequentially increase the degree of difficulty, by defining key pieces to teach how to make the model, in addition to sewing instructions, making it possible to combine lessons to create a broader set of pieces. The founder of ANSA also created the Elite squares to facilitate the tracing of curves and three charts with mathematical simplifications used for making necklines, armholes and crotchs. With this, ANSA has been developing its way of professionalizing women over the last 60 years. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31034 |
Aparece nas coleções: | CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade |
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