Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31028
Título: | Vídeo-based learning: a metodologia ativa como aporte para a educação aberta |
Título(s) alternativo(s): | Video-based learning: the active methodology as a support to open education |
Autor(es): | Greco Junior, Raul |
Orientador(es): | Dutra, Alessandra |
Palavras-chave: | Aprendizagem ativa Ensino - Metodologia Vídeo digital Educação aberta Active learning Teaching - Methodology Digital video Open learning |
Data do documento: | 30-Jan-2023 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Londrina |
Citação: | GRECO JUNIOR, Raul. Vídeo-based learning: a metodologia ativa como aporte para a educação aberta. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2023. |
Resumo: | As metodologias ativas de ensino focam mais no protagonismo do aluno do que, propriamente, na atuação do docente. Nesse enfoque, o processo de aprendizagem passa a dar maior protagonismo no papel do estudante, com o auxílio do docente. O Video Based Learning - ou aprendizagem por vídeos, é uma das modalidades possíveis de metodologia ativa de ensino e que permite uma educação aberta e ubíqua, nos mesmos moldes de Massive Open Online Courses - MOOC’s (Cursos Abertos Online Massivos). O presente estudo parte, portanto, da prototipagem, elaboração, aplicação e monitoramento de um curso denominado “Professor Videomaker”, o qual foi voltado a docentes com perfil prévio selecionado, com duração de 10 (dez) horas em encontros assíncronos e síncronos, e foi viabilizado por meio de plataforma especificamente elaborada para ensinar as bases do VBL e ao mesmo tempo, se valeu delas para repassar tal conhecimento aos inscritos. Não obstante, o curso “Professor Videomaker” visou criar formadores habilitados a aplicar a metodologia do VBL em suas próprias aulas e cursos. Partiu-se da hipótese, a qual foi submetida à testagem por meio do curso “Professor Videomaker”, de que os vídeos podem ser utilizados como metodologias inovadoras de ensino em um ambiente de educação aberta e aceitos pelos educandos em cenários de aprendizagem ativa. Teve por objetivo explicar, aplicar e mensurar os resultados obtidos a partir da utilização metodologia ativa do VBL. Repassada as bases teóricas, sobretudo com o aporte em José Manuel Moran, em John Sweller e em Richard Mayer, a pesquisa apontou a elaboração, monitoramento e resultados obtidos a partir da aplicação do curso “Professor Video Maker”, o qual se baseou nas premissas teóricas do VBL e das metodologias ativas de ensino para ensinar professores a elaborarem seus próprios cursos por meio de vídeos. Obteve como resultado o indicativo de que o VBL é uma metodologia de ensino e de aprendizagem que favorece a educação aberta, sobretudo por se valer de plataforma digitais em constante expansão, de recursos tecnológicos que estão cada vez mais acessíveis e com uso intuitivo e, ainda, por possibilitar potencialidades cinestésicas que consideram a carga cognitiva do estudante a que o curso pode ser direcionado. |
Abstract: | Active teaching methodologies focus more on the student's protagonism than, properly, on the teacher's performance. In this approach, the learning process starts to give greater prominence to the role of the student, with the help of the teacher. Video Based Learning – or learning through videos, is one of the possible modalities of active teaching methodology that allows an open and ubiquitous education, along the same lines as Massive Open Online Courses – MOOC’s. The present study, therefore, starts from the prototyping, elaboration, application and monitoring of a course called “Videomaker Teacher”, which was aimed at teachers with a previously selected profile, lasting 10 (ten) hours in asynchronous and synchronous meetings, and it was made possible through a platform specifically designed to teach the basics of VBL and, at the same time, used them to pass on such knowledge to subscribers. However, the “Videomaker Teacher” course aimed to create qualified trainers to apply the VBL methodology in their own classes and courses. The starting point was the hypothesis, which was submitted to testing through the “Videomaker Teacher” course, that videos can be used as innovative teaching methodologies in an open education environment and accepted by students in active learning scenarios. It aimed to explain, apply and measure the results obtained from the use of the VBL active methodology. Reviewing the theoretical bases, especially with the contribution of José Manuel Moran, John Sweller and Richard Mayer, the research pointed to the elaboration, monitoring and results obtained from the application of the course “Video Maker Teacher”, which was based on the premises theoretical aspects of VBL and active teaching methodologies to teach teachers to design their own courses through videos. As a result, it obtained the indication that VBL is a teaching and learning methodology that favors open education, mainly because it uses digital platforms in constant expansion, technological resources that are increasingly accessible and intuitive to use and, even, by enabling kinesthetic potentialities that consider the student's cognitive load to which the course can be directed. |
Descrição: | Acompanha: Professor videomaker: vídeo-based learning: aprendizagem ativa para a educação aberta |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31028 |
Aparece nas coleções: | LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
videobasedlearning.pdf | 2,07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
videobasedlearning_produto.pdf | 9,5 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons