Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31025
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLara, Luana de-
dc.creatorLara, Luana de-
dc.date.accessioned2023-03-31T16:45:28Z-
dc.date.available2023-03-31T16:45:28Z-
dc.date.issued2022-12-05-
dc.identifier.citationLARA, Luana de. Proposta de uma sequência de ensino investigativa para o estudo da indução eletromagnética. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31025-
dc.description.abstractElectromagnetic induction is one of the most complex contents of high school physics, because it involves electrical and magnetic concepts that are difficult to visualize and nderstand. In this context, the objective of this work was to develop an investigative teaching sequence based on experiments and simulators for the study of electromagnetic induction, focusing on meaningful learning. The sequence is composed of argumentative activities in which students should initially raise hypotheses for the investigative question, test them in the experiment or simulator, and after group discussion formulate their answer. For this, experiments were developed in which the students couldmanipulate and visualize the concepts involved with electromagnetic induction. This teaching sequence was applied to the third year of high school with a total of nine students. During the application of the activities, it was possible to verify the difficulties that the students have in the basic content, especially related to the magnetic field and electromotive force, important concepts for the understanding of electromagnetic induction. Throughout the activities, it can be observed that the students were mainly involved in the development of activities, in activities that involvedexperiments. From the results it can be observed a significant improvement in the students' learning when comparing the pre and post test results.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectAprendizagem ativapt_BR
dc.subjectEstratégias de aprendizagempt_BR
dc.subjectFísica - Experiênciaspt_BR
dc.subjectIndução eletromagnéticapt_BR
dc.subjectActive learningpt_BR
dc.subjectLearning strategiespt_BR
dc.subjectPhysics - Experimentspt_BR
dc.subjectElectromagnetic inductionpt_BR
dc.titleProposta de uma sequência de ensino investigativa para o estudo da indução eletromagnéticapt_BR
dc.title.alternativeProposal of an investigative teaching sequence for the study of electromagnetic inductionpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoA indução eletromagnética é um dos conteúdos mais complexos da disciplina de física do ensino médio, pois envolve conceitos elétricos e magnéticos que são de difícil visualização e compreensão. Neste contexto, o objetivo desse trabalho foi desenvolver uma sequência de ensino investigativa baseada em experimentos e simuladores para o estudo da indução eletromagnética, com o foco na aprendizagem significativa. A sequência composta por atividades argumentativas nas quais inicialmente os alunos realizam o levantamento de hipóteses para a pergunta investigativa, testá-las no experimento ou simuladores após discussão em grupo formula sua resposta. Para isto foram desenvolvidos experimentos no qual os alunos pudessem manipular e visualizar os conceitos envolvidos com a indução eletromagnética. Esta sequência de ensino foi aplicada ao terceiro ano do ensino médio em um total de nove alunos. Durante a aplicação das atividades pode-se verificar as dificuldades que os alunos possuem nos conteúdos básicos, principalmente relacionados ao campo magnético e à força eletromotriz, conceitos importantes para a compreensão da indução eletromagnética. Ao longo do desenvolvimento das atividades, pode-se observar que os alunos foram desenvolvendo a habilidade argumentativa, principalmente nas atividades que envolviam experimentos. A partir dos resultados nota-se uma melhora significativa na aprendizagem dos alunos ao comparar os resultados do pré e pós teste.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.creator.IDhttp://lattes.cnpq.br/2695960915468080pt_BR
dc.creator.IDhttp://lattes.cnpq.br/2695960915468080pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2695960915468080pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2695960915468080pt_BR
dc.contributor.advisor1Sehn, Elizandra-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-6424-0271pt_BR
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-6424-0271pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6858872820752084pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lukasievicz, Gustavo Vinicius Bassi-
dc.contributor.advisor-co1Lukasievicz, Gustavo Vinicius Bassi-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0002-6754-7057pt_BR
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0002-6754-7057pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0887238451552545pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0887238451552545pt_BR
dc.contributor.referee1Sehn, Elizandra-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-6424-0271pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6858872820752084pt_BR
dc.contributor.referee2Alves, Marcos Fernando Soares-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-2070-0373pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1806659411687718pt_BR
dc.contributor.referee3Carvalho, Sheyse Martins de-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-2250-9919pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2309227035946840pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.subject.capesFísica/Ensino de Físicapt_BR
Aparece nas coleções:MD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ensinoinducaoeletromagnetica.pdf36,11 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
ensinoinducaoeletromagnetica_produto.pdf1,13 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons