Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31015
Título: Efeito Fotoelétrico: material digital de apoio aos alunos do terceiro ano do ensino médio
Título(s) alternativo(s): Photoeletric effect: digital support material for third year students of high school
Autor(es): Prado, Rubens Dias do
Orientador(es): Batista, Michel Corci
Palavras-chave: Aprendizagem
Física
Ensino médio
Learning
Physics
Data do documento: 6-Ago-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Campo Mourao
Citação: PRADO, Rubens Dias do. Efeito fotoelétrico: material digital de apoio aos alunos do terceiro ano do ensino médio. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2022.
Resumo: Nosso trabalho objetivou investigar as potencialidades de um material digital de física, com o tema do efeito fotoelétrico desenvolvido à luz da teoria de aprendizagem de Gagné em uma turma do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola privada da cidade de Maringá, região noroeste do estado do Paraná. Tal proposta constitui-se como produto educacional do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física. Adotou-se uma metodologia de pesquisa qualitativa. A realização deste trabalho está baseada na Teoria de Aprendizagem de Gagné com enfoque em Ciência, Tecnologia e Sociedade. Para a coleta de dados foram utilizados dois questionários, um inicial com o intuito de verificar conhecimentos prévios dos alunos e um final para identificar uma possível reconciliação integradora acerca dos conteúdos. Os resultados mostram que os alunos evoluíram nos conceitos de física e também na aplicação da física no cotidiano dos mesmos, principalmente nas áreas tecnológicas. Dessa forma, percebemos indícios de um aprendizado significativo dos alunos no tema do efeito fotoelétrico e, nas relações interdisciplinares com outros temas relacionados.
Abstract: Our work aimed to investigate the potential of a digital physics material, with the theme of the photoelectric effect, developed in the light of Gagné's learning theory in a third year high school class of a private school in the city of Maringá, northwest region of the state. from Paraná. This proposal constitutes an educational product of the National Professional master’s in physics teaching. A qualitative research methodology was adopted. This work is based on Gagné's Learning Theory with a focus on Science, Technology and Society. Questionnaires were used for data collection, an initial questionnaire in order to verify the students' previous knowledge and a final one to identify a possible integrative reconciliation about the contents. The results show that the students evolved in the concepts of physics and also in the application of physics in the students' daily lives, mainly in the technological areas. In this way, we perceive evidence of a significant learning of the students in the subject of the photoelectric effect and, in the interdisciplinary relations with other related subjects.
Descrição: Acompanha produto: Material digital para o terceiro ano do ensino médio: efeito fotoelétrico
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31015
Aparece nas coleções:CM - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
efeitofotoeletricomaterialdigital_produto.pdf1,17 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
efeitofotoeletricomaterialdigital.pdf2,69 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons