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dc.creatorFarias, Geovana Silvestre-
dc.date.accessioned2023-03-30T17:23:27Z-
dc.date.available2023-03-30T17:23:27Z-
dc.date.issued2022-11-21-
dc.identifier.citationFARIAS, Geovana Silvestre. Concepções dos alunos do curso de licenciatura em química sobre as atividades experimentais realizadas no ensino remoto emergencial. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31014-
dc.description.abstractSeveral professors defend the development of experimental activities in Chemistry classes, as they believe that through them students will be able to learn more adequately. Such activities, when improperly planned, do not allow students to build knowledge. Thus, with the emergence and rapid spread of the Covid-19 pandemic, face-to-face classes were suspended as a safety measure, requiring teachers to adapt their practices in order to adapt to the new reality of Emergency Remote Teaching (ERE). In this sense, this work aims to understand the perception that undergraduate students in Chemistry have regarding the development of experimental activities in the ERE and the impacts on professional teacher training caused by these practices. To this end, we prepared a questionnaire containing five essay questions addressing the theme, which were answered individually by nine undergraduates enrolled in the seventh and/or eighth period of the course. By qualitatively analyzing the answers elaborated by the research subjects, we established categories inductively. Thus, we noticed that most teachers forwarded Youtube links with videos produced by other teachers and the report was the most used form of evaluation. In the answers, we identified the defense of the impossibility of carrying out experiments outside the laboratory environment, and because of that, the videos were the best alternative. On the other hand, they mentioned that an alternative would be to carry out experiments at home with easily accessible materials or using technological resources. Still centered on the naive and utilitarian view of experimental activities, the undergraduates claim that the classes at the ERE brought with them the lack of dexterity in handling equipment and glassware. Few recognize that experimentation contributes to the learning process.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectQuímica - Experiênciaspt_BR
dc.subjectEnsino à distânciapt_BR
dc.subjectEnsino - Meios auxiliarespt_BR
dc.subjectCOVID-19, Pandemia de, 2020-pt_BR
dc.subjectChemistry - Experimentspt_BR
dc.subjectDistance educationpt_BR
dc.subjectCOVID-19 Pandemic, 2020-pt_BR
dc.subjectTeaching - Aids and devicespt_BR
dc.titleConcepções dos alunos do curso de licenciatura em química sobre as atividades experimentais realizadas no ensino remoto emergencialpt_BR
dc.title.alternativeConceptions of students on the chemistry degree course about the experimental activities carried out in emergency remote educationpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoVários docentes defendem o desenvolvimento de atividades experimentais nas aulas de Química, pois acreditam que, por meio delas, os alunos serão capazes de aprender de forma mais adequada. Tais atividades, quando indevidamente planejadas não possibilitam que os estudantes construam conhecimento. Assim, com o surgimento e a rápida propagação da pandemia da Covid-19, as aulas presenciais foram suspensas por medida de segurança, exigindo que os professores adaptassem suas práticas buscando se adequar à nova realidade do Ensino Remoto Emergencial (ERE). Nesse sentido, este trabalho tem por objetivo compreender a percepção que licenciandos em Química possuem a respeito do desenvolvimento de atividades experimentais no ERE e os impactos na formação profissional docente causados por essas práticas. Para tanto, elaboramos um questionário contendo cinco questões dissertativas abordando a temática, que foram respondidas individualmente por nove licenciandos matriculados no sétimo e/ou no oitavo período do curso. Ao analisarmos qualitativamente as respostas elaboradas pelos sujeitos da pesquisa estabelecemos categorias de forma indutiva. Desse modo, percebemos que a maior parte dos professores encaminharam links do Youtube com vídeos produzidos por outros professores e o relatório foi a forma mais utilizada como avaliação. Nas respostas, identificamos a defesa da impossibilidade de realizar experimentos fora do ambiente do laboratório, e por conta disso os vídeos foram a melhor alternativa. Por outro lado, mencionaram que uma alternativa seria a realização de experimentos em casa com materiais de fácil acesso ou utilizando recursos tecnológicos. Ainda centrada na visão ingênua e utilitarista das atividades experimentais, os licenciandos afirmam que a aulas no ERE trouxeram como prejuízo a falta de destreza na manipulação de equipamentos e vidrarias. Poucos reconhecem que a experimentação contribui no processo de aprendizagem.pt_BR
dc.degree.localCampo Mourãopt_BR
dc.publisher.localCampo Mouraopt_BR
dc.contributor.advisor1Monteiro, Paula Cavalcante-
dc.contributor.advisor-co1Medeiros, Alex Sandro de-
dc.contributor.referee1Monteiro, Paula Cavalcante-
dc.contributor.referee2Medeiros, Alex Sandro de-
dc.contributor.referee3Batista, Michel Corci-
dc.contributor.referee4Moretti, Andressa Algayer da Silva-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Químicapt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
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