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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30981
Título: | Um século de conhecimento científico esquecido: um olhar para os estudos acerca do átomo no século XIX |
Título(s) alternativo(s): | A century of forgotten scientific knowledge: a look at studies about the atom in the 19th century |
Autor(es): | Silva, Nayane de Fátima Ferreira da |
Orientador(es): | Romero, Adriano Lopes |
Palavras-chave: | Química - História Teoria atômica Livros didáticos Chemistry - History Atomic theory Textbooks |
Data do documento: | 21-Nov-2022 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Campo Mourao |
Citação: | SILVA, Nayane de Fátima Ferreira da. Um século de conhecimento científico esquecido: um olhar para os estudos acerca do átomo no século XIX. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2022. |
Resumo: | Considerando a Química como uma ciência histórica, o presente trabalho parte da premissa que a História da Química é fundamental para se entender o conhecimento químico. Entre os vários conhecimentos químicos tomados como conteúdos curriculares na disciplina de Química, destaca-se o de átomo, que é estruturante para essa ciência. Apesar disso, ainda que os livros didáticos apresentem aspectos históricos para o conteúdo curricular átomo, o mesmo é apresentado de forma cronológica e fragmentada. Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo realizar uma reconstrução histórica, acerca de estudos realizados no século XIX a respeito do átomo, que possibilite compreender o fato de haver apenas duas contribuições sendo abordadas nos livros didáticos de Química, sendo elas a de Dalton (1803) e Thomson (1898). Para isso, selecionamos quatro livros que versam sobre o desenvolvimento da teoria atômica publicados no século XIX e início do século XX: Lucretius and the atomic theory publicado por John Veitch em 1875; A new view of the origin of Dalton`s atomic theory publicado por Henry E. Roscoe e Arthur Garden em 1896; The study of the atom; the foundations of Chemistry publicado por Francis Venable em 1904 e The development of the atomic theory publicado por Andrew Norman Meldrumem 1920. Utilizando como referencial teórico Martins (2005) seguimos algumas etapas do trabalho em História da Ciência, a busca por pistas para a reconstrução histórica foi pautada na seguinte pergunta: Quais teorias atômicas são apresentadas nos livros selecionados? Ao final de nosso estudo concluímos que há de fato “um século de conhecimento científico esquecido”, que não são “contados” nos livros didáticos de Química atuais. Diferente do que os livros didáticos informam, não existe um salto entre estudos de Dalton e Thomson acerca do átomo, mas, um século repleto de publicações, debates, disputas de prioridade sobre esse tópico. |
Abstract: | Considering Chemistry as a historical science, this work starts from the premise that the History of Chemistry is fundamental to understanding chemical knowledge. Among the various chemical knowledge taken as curricular contents in the discipline of Chemistry, the atom stands out, which is the structuring for this science. Despite this, even though the textbooks present historical aspects of the atom curriculum content, it is presented in a chronological and fragmented way. In this context, the present work aims to carry out a historical reconstruction of studies carried out in the 19th century regarding the atom, which makes it possible to understand the fact that only two contributions are being addressed in Chemistry textbooks, namely Dalton(1803) and Thomson (1898). For this, we selected four books that deal with the development of atomic theory published in the 19th and early 20th centuries: Lucretius and the atomic theory, published by John Veitch in 1875. Henry E. Roscoe and Arthur Garden published Anew view of the origin of Dalton’s atomic theory in 1896. The study of the atom, The foundations of Chemistry, published by Francis Venable in 1904, and The development of the atomic theory, published by Andrew Norman Meldrum in 1920. Using Martins (2005) as a theoretical reference, we follow some stages of work in the History of Science. The search for clues for the reconstruction history was based on the following question: What atomic theories are presented in the selected books? At the end of our study, we concluded that there is genuine “a century of forgotten scientific knowledge” which are not related in current Chemistry textbooks. Unlike what textbooks report, there is no jump between studies by Dalton and Thomson about the atom, but a century full of publications, debates, and disputes over priority on this topic. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30981 |
Aparece nas coleções: | CM - Licenciatura em Química |
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