Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30977
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Danielle da | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-29T19:33:00Z | - |
dc.date.available | 2023-03-29T19:33:00Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-21 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Danielle da. Estruturação de oficinas temáticas sobre saúde baseadas nos eventos instrucionais de Robert Gagné. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30977 | - |
dc.description.abstract | In thepresent work, we report on the elaboration, development and evaluation processes of thematic workshops on health, structured using Robert Gagné's instructional events as a basis, aiming at their application with children and adolescents assisted by LivingServices and Strengthening Linkages of Campo Mourão/ PR. Understanding the research location as a nonformal space for teaching and learning, and the importance of developing activities that result in learning for the public assisted by these services, even in nonschooled places, we adopted the theory of teaching as a guiding reference for the elaboration of the thematic workshops and learning by Robert Gagné. For this, eight thematic workshops were elaborated (physical health, mental health and social health) that sought to explore different educational resources videos, animations, experimental activities, illustrated books, educational games in order to meet the heterogeneity of age and schooling of the target audience, children and adolescents between 6 and 14 years old. The elaborated thematic workshops were developed, for the most part, without the need for modifications, a fact that reinforces the importance of the teaching planning process. We conclude that the function of the educator, when working with Gagné's educational instructions, is that of planner and administrator of instruction and evaluator of learning. These functions were carried out during the elaboration, development and evaluation processes of the thematic workshops and reported in this work. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Ciência - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Ensino - Meios auxiliares | pt_BR |
dc.subject | Psicologia da aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Assistência social | pt_BR |
dc.subject | Educação não-formal | pt_BR |
dc.subject | Science - Study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Teaching - Aids and devices | pt_BR |
dc.subject | Learning, Psychology of | pt_BR |
dc.subject | Charities | pt_BR |
dc.subject | Non-formal education | pt_BR |
dc.title | Estruturação de oficinas temáticas sobre saúde baseadas nos eventos instrucionais de Robert Gagné | pt_BR |
dc.title.alternative | Structuring of thematic workshops on health based on Robert Gagné's instructional events | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | No presente trabalho relatamos sobre os processos de elaboração, desenvolvimento e avaliação de oficinas temáticas sobre saúde, estruturadas utilizando como base os eventos instrucionais de Robert Gagné, visando sua aplicação com crianças e adolescentes assistidas por Serviços de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos de Campo Mourão/PR. Entendendo o local da pesquisa como um espaço não formal de ensino e aprendizagem, e da importância de mesmo em locais não escolarizados desenvolver atividades que resultem em aprendizagens ao público assistido por esses serviços, adotamos como referencial norteador da elaboração das oficinas temáticas a teoria de ensino e aprendizagem de Robert Gagné. Para isso, foram elaboradas oito oficinas temáticas (saúde física, saúde mental e saúde social) que buscaram explorar recursos educacionais diferenciados - vídeos, animações, atividades experimentais, livros ilustrados, jogos educacionais - a fim de atender a heterogeneidade de idade e de escolarização do público alvo, crianças e adolescentes entre 6 a 14 anos de idade. As oficinas temáticas elaboradas foram desenvolvidas, em sua maioria, sem necessidades de modificações, fato que reforça a importância do processo de planejamento do ensino. Concluímos que, a função do educador, ao trabalhar com as instruções educacionais de Gagné, é a de planejador e administrador da instrução e de avaliador da aprendizagem. Essas funções foram realizadas durante a execução dos processos de elaboração, desenvolvimento e avaliação das oficinas temáticas e relatadas no presente trabalho. | pt_BR |
dc.degree.local | Campo Mourão | pt_BR |
dc.publisher.local | Campo Mourao | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Romero, Adriano Lopes | - |
dc.contributor.referee1 | Romero, Adriano Lopes | - |
dc.contributor.referee2 | Romero, Rafaelle Bonzanini | - |
dc.contributor.referee3 | Pricinotto, Gustavo | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento Acadêmico de Química | pt_BR |
dc.publisher.program | Licenciatura em Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CM - Licenciatura em Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
oficinastematicasgagnesaude.pdf | 3,3 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons