Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30966
Título: | O uso de softwares como ferramenta de aprendizagem para estudantes com deficiência intelectual na EJA |
Título(s) alternativo(s): | The use of software as a learning tool for students with intellectual disabilities at EJA |
Autor(es): | Bonat, Andrey Nery Lima |
Orientador(es): | Ranthum, Geraldo |
Palavras-chave: | Educação de adultos Inclusão digital Educação especial Elementary education of adults Digital divide Special education |
Data do documento: | 24-Mai-2022 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Ponta Grossa |
Citação: | BONAT, Andrey Nery Lima. O uso de softwares como ferramenta de aprendizagem para estudantes com deficiência intelectual na EJA. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2022. |
Resumo: | O presente trabalho reflete a importância que a informática vem adquirindo no cenário educacional, pois é crescente as tecnologias que vêm sendo desenvolvidas e aperfeiçoadas diariamente, bem como a relevância da acessibilidade digital, focando o deficiente intelectual estudante da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que necessita de um olhar específico em seu aprendizado, pois esse indivíduo traz lacunas de conteúdos e aprendizados em seu letramento na trajetória de sua vida, principalmente de uma tecnologia lúdica que será um facilitador e aliado, auxiliando em seu processo de aprendizagem com a utilização de softwares específicos. |
Abstract: | The aim of this research is to take a closer look at how information technology has had an impact in the field of education. As technologies are being developed and improved continuously, so is digital accessibility. focusing on the intellectually disabled student of Youth and Adult Education (EJA- in Brazil). Which needs a specific look at their learning, as this individual brings gaps in content and learning in their literacy in the trajectory of their life, mainly of a playful technology that will be a facilitator and ally, helping in their learning process with the use of specific software. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30966 |
Aparece nas coleções: | PG - Ciência da Computação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
computacaoejadeficienteintelectual.pdf | 1,52 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.