Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30958
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, Caroline Subirá-
dc.date.accessioned2023-03-28T12:44:32Z-
dc.date.available2023-03-28T12:44:32Z-
dc.date.issued2022-12-15-
dc.identifier.citationPEREIRA, Caroline Subirá. Caminhos para o ensino de probabilidade e estatística na formação de engenheiro pesquisador. 2022. Tese (Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30958-
dc.descriptionAcompanha produção técnica: Caminhos para o ensino de probabilidade e estatística na formação de engenheiro pesquisadorpt_BR
dc.description.abstractThis research had as a general objective to propose possible ways for the composition of a strategy for the Statistics and Probability teaching, aiming a teaching that takes into consideration a theoretical-practical approach as well as which contributes to the researcher Engineer education. The research has been organized in 5 stages and, in order to meet the general objective, a field research was applied in the Production Engineering course at Federal Technological University of Paraná, in Ponta Grossa. The research was applied in the subjects of Probability and Statistics, as well as in the Engineering Process. The data were analyzed in the light of Discursive Textual Analyses (MORAES; GALIAZZI, 2016) which allowed the construction of a path to the composition of a strategy for the Statistics and Probability teaching, aiming a teaching that takes into consideration a theoretical-practical approach and that it contributes to the researcher Engineer training. The path built pointed to the necessity of stages that include: software for statistics simulations, software for communication among the ones involved in the teaching and learning process, cooperative work and construction of the scientific research or research project as a proposal to carry out the theoretical-practical approach of the contents and to contribute to the researcher Engineer training.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectProbabilidadespt_BR
dc.subjectEstatísticapt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagem ativapt_BR
dc.subjectPesquisapt_BR
dc.subjectProbabilitiespt_BR
dc.subjectStatisticspt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectActive learningpt_BR
dc.subjectResearchpt_BR
dc.titleCaminhos para o ensino de probabilidade e estatística na formação de engenheiro pesquisadorpt_BR
dc.title.alternativePaths for teaching probability and statistics in the training of research engineerspt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo geral propor possíveis caminhos para composição de uma estratégia para o ensino de Probabilidade e Estatística, visando a um ensino que considere uma abordagem teórico-prática e contribua para a formação do Engenheiro pesquisador. A pesquisa foi organizada em 5 etapas e, para atender o objetivo geral, aplicou-se uma pesquisa de campo no curso de Engenharia de Produção da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus de Ponta Grossa. A pesquisa foi aplicada nas disciplinas de Probabilidade e Estatística e Engineering Design Process. Os dados foram analisados à luz da Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2016) e permitiram a construção de um caminho para a composição de uma estratégia para o ensino de Probabilidade e Estatística, visando a um ensino que considere uma abordagem teórico-prática e contribua para a formação do Engenheiro pesquisador. O caminho construído apontou para a necessidade de etapas que contemplam: softwares para simulações estatísticas, softwares para comunicação entre envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, trabalho cooperativo e construção da pesquisa científica ou projeto de pesquisa como proposta para efetivar a abordagem teóricoprática dos conteúdos e contribuir com a formação do Engenheiro pesquisador.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-1432-3612pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4666120444077777pt_BR
dc.contributor.advisor1Santos Junior, Guataçara dos-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-6234-7961pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5026078100746374pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lopes, Rui Pedro Sanches de Castro-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0002-7974-180Xpt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttps://orcid.org/0000-0002-7974-180Xpt_BR
dc.contributor.referee1Santos Junior, Guataçara dos-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-6234-7961pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5026078100746374pt_BR
dc.contributor.referee2Resende, Luis Mauricio Martins de-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-4151-0843pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5368459603526305pt_BR
dc.contributor.referee3Brandalise, Mary Ângela Teixeira-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-3674-5314pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3215978829755641pt_BR
dc.contributor.referee4Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0003-3313-1472pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/9560346396921728pt_BR
dc.contributor.referee5Pereira, Rudolph dos Santos Gomes-
dc.contributor.referee5IDhttps://orcid.org/0000-0003-0504-7329pt_BR
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/3796193323524023pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
caminhosensinoprobabilidadeestatistica.pdf2,07 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
caminhosensinoprobabilidadeestatistica_produto.pdf466,88 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons