Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30958
Título: Caminhos para o ensino de probabilidade e estatística na formação de engenheiro pesquisador
Título(s) alternativo(s): Paths for teaching probability and statistics in the training of research engineers
Autor(es): Pereira, Caroline Subirá
Orientador(es): Santos Junior, Guataçara dos
Palavras-chave: Probabilidades
Estatística
Matemática - Estudo e ensino
Aprendizagem ativa
Pesquisa
Probabilities
Statistics
Mathematics - Study and teaching
Active learning
Research
Data do documento: 15-Dez-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: PEREIRA, Caroline Subirá. Caminhos para o ensino de probabilidade e estatística na formação de engenheiro pesquisador. 2022. Tese (Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2022.
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo geral propor possíveis caminhos para composição de uma estratégia para o ensino de Probabilidade e Estatística, visando a um ensino que considere uma abordagem teórico-prática e contribua para a formação do Engenheiro pesquisador. A pesquisa foi organizada em 5 etapas e, para atender o objetivo geral, aplicou-se uma pesquisa de campo no curso de Engenharia de Produção da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus de Ponta Grossa. A pesquisa foi aplicada nas disciplinas de Probabilidade e Estatística e Engineering Design Process. Os dados foram analisados à luz da Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2016) e permitiram a construção de um caminho para a composição de uma estratégia para o ensino de Probabilidade e Estatística, visando a um ensino que considere uma abordagem teórico-prática e contribua para a formação do Engenheiro pesquisador. O caminho construído apontou para a necessidade de etapas que contemplam: softwares para simulações estatísticas, softwares para comunicação entre envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, trabalho cooperativo e construção da pesquisa científica ou projeto de pesquisa como proposta para efetivar a abordagem teóricoprática dos conteúdos e contribuir com a formação do Engenheiro pesquisador.
Abstract: This research had as a general objective to propose possible ways for the composition of a strategy for the Statistics and Probability teaching, aiming a teaching that takes into consideration a theoretical-practical approach as well as which contributes to the researcher Engineer education. The research has been organized in 5 stages and, in order to meet the general objective, a field research was applied in the Production Engineering course at Federal Technological University of Paraná, in Ponta Grossa. The research was applied in the subjects of Probability and Statistics, as well as in the Engineering Process. The data were analyzed in the light of Discursive Textual Analyses (MORAES; GALIAZZI, 2016) which allowed the construction of a path to the composition of a strategy for the Statistics and Probability teaching, aiming a teaching that takes into consideration a theoretical-practical approach and that it contributes to the researcher Engineer training. The path built pointed to the necessity of stages that include: software for statistics simulations, software for communication among the ones involved in the teaching and learning process, cooperative work and construction of the scientific research or research project as a proposal to carry out the theoretical-practical approach of the contents and to contribute to the researcher Engineer training.
Descrição: Acompanha produção técnica: Caminhos para o ensino de probabilidade e estatística na formação de engenheiro pesquisador
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30958
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
caminhosensinoprobabilidadeestatistica.pdf2,07 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
caminhosensinoprobabilidadeestatistica_produto.pdf466,88 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons