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Título: Midori: indústria de laticínios veganos
Título(s) alternativo(s): Midori: vegan dairy industry
Autor(es): Silva, Gabriel Ruhling da
Guariente, Isabela Sant'ana
Oliveira, Victor Domingos
Gambale, Victor Hugo Franco
Orientador(es): Sipoli, Caroline Casagrande
Palavras-chave: Queijo de soja
Soja como alimento
Alimentos - Indústria
Veganismo
Tofu
Soyfoods
Food industry and trade
Veganism
Data do documento: 23-Jun-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Apucarana
Citação: SILVA, Gabriel Ruhling da et al. Midori: indústria de laticínios veganos. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Química) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Apucarana, 2022.
Resumo: O consumo de alimentos veganos aponta uma tendência mundial de alta, pelo fato de a população mundial, em geral, estar buscando cada vez mais por uma alimentação mais saudável, sustentável e ética. Com ênfase em suprir a demanda de alimentos saudáveis, funcionais e veganos, diversos novos produtos são lançados no mercado. Tendo esses parâmetros como base, este trabalho apresenta o estudo da implantação de uma unidade industrial, denominada de Midori, situada na cidade de São José - SC, de produção de queijo (tofu), queijo tipo cream cheese e requeijão, todos a base de soja, para a população vegetariana e vegana do país, assim como para as pessoas que buscam alimentação mais saudável ou possuam restrições alimentares. O processo industrial inicia-se com o recebimento e armazenamento da matéria-prima, obtenção do extrato de soja seguido pelo processo de produção dos derivados de soja. Todos os equipamentos que comporão essas etapas necessárias foram especificados. A partir do processo, efetuou-se o estudo do balanço de massa, energia, financeiro, dimensionamento dos equipamentos e tratamento de resíduos gerados. A empresa tem capacidade de produção média diária de 4207 unidades de 400 gramas de Tofu Tradicional Midori, 1242 unidades de 200 gramas de Requeijão Vegano e 2805 unidades de 150 gramas de Cream Cheese Vegano, trabalhando dois turnos por dia, durante cinco dias por semana. Por meio da análise financeira foi possível concluir que o projeto em questão é economicamente viável, por apresentar Valor Presente Líquido (VPL) positivo, Taxa Interna de Retorno (TIR) superior à Taxa Mínima de Atratividade (TMA). O ponto de equilíbrio ocorre quando 49% das vendas é atingida, retornando o investimento entre o quinto e sexto ano de empreendimento.
Abstract: The consumption of vegan foods points to a global upward trend, since the world population, in general, is increasingly looking for healthier, sustainable, and ethical food. With an emphasis on meeting the demand for healthy, functional, and vegan foods, several new products are launched on the market. Based on these parameters, this work presents the study of the implementation of an industrial unit, called Midori, located in the city of São José - SC, for the production of cheese (tofu), cream cheese, and curd cheese, all based on soy, for the country's vegetarian and vegan population, as well as for people who seek healthier food or have dietary restrictions. The industrial process begins with the receipt and storage of the raw material, obtaining the soy extract followed by the production process of soy derivatives. All the equipment that will compose these necessary steps have been specified. From the process, the study of the balance of mass, energy, financial, dimensioning of equipment, and treatment of generated residues was carried out. The company has an average daily production capacity of 4207 units of 400 grams of Midori’s Tofu Tradicional, 1242 units of 200 grams of Requeijão Vegano, and 2805 units of 150 grams of Cream Cheese Vegano, working two shifts a day, for five days a week. Through the financial analysis, it was possible to conclude that the project in question is economically viable, as it has a positive Net Present Value (NPV), an Internal Rate of Return (IRR) higher than the Minimum Attractive Rate (MAR). The break-even point occurs when 49% of sales are reached, returning the investment between the fifth and sixth year of the enterprise.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30950
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