Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30931
Título: | Aplicação de critérios de usabilidade no sistema Ativa |
Título(s) alternativo(s): | Application of usability criteria in the Ativa system |
Autor(es): | Paula, Jhenyfer Francielle Gonçalves de |
Orientador(es): | Matos, Simone Nasser |
Palavras-chave: | Tecnologia educacional Ensino auxiliado por computador Educação especial - Programa de atividades Educational technology Computer - Assisted instruction Special education - Activity programs |
Data do documento: | 21-Jun-2022 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Ponta Grossa |
Citação: | PAULA, Jhenyfer Francielle Gonçalves de. Aplicação de critérios de usabilidade no sistema Ativa. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2022. |
Resumo: | O sistema Ativa foi desenvolvido para gerenciar atividades que são aplicadas aos alunos com deficiência intelectual e é composto por um módulo do aluno e um outro do professor. As atividades do módulo do aluno permitem a fixação de conteúdos da proposta curricular de uma instituição da modalidade de educação especial. No módulo do professor é permitido o cadastro de conteúdo, matéria, atividades, entre outros. A atividade tem um link para um jogo educativo gratuito e é lançado no sistema após uma análise que usa a experiência do professor para verificar se o jogo atende ou não o aluno. Este trabalho implementou o módulo de avaliação dentro do Sistema Ativa usando um conjunto de critérios que permitem verificar se o jogo pode ou não ser aplicado a este público. Estes critérios foram definidos pela pesquisadora durante sua participação no projeto de extensão promovido pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Além disto, como ponto central do trabalho identificou mudanças no Ativa usando conceitos de usabilidade para o módulo do professor. Como resultado, obteve-se um sistema que a tende as necessidades das pessoas em termos de cores, letras, mensagens e ações de botões. |
Abstract: | The Ativa system was developed to manage activities applied to students with intellectual disabilities and is composed of a student and a teacher module. The activities of the student module allow the introduction of contents of the curricular proposal of an institution of the special education modality. The teacher module allows the registration of content, subject, activities, among others. The activity has a link to a free educational game and launched on the system after an analysis that uses the teacher's experience to verify whether the game or not the student. This work developed the evaluation the module within the Ativa System using a set that allows to check whether or not the public game can be applied to this game. These were identified by the recognition initiative during their Federal Technological University of Paraná. From this, as a central point of work in addition, in Activates usability concepts for the teacher module. As a result, it's a system that meets people's needs in terms of cores, lyrics, messages, and button actions. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30931 |
Aparece nas coleções: | PG - Ciência da Computação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
aplicacaousabilidadeativa.pdf | 1,78 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons