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dc.creatorCastilho, João Augusto Grobe-
dc.date.accessioned2023-03-27T15:21:10Z-
dc.date.available2023-03-27T15:21:10Z-
dc.date.issued2022-05-25-
dc.identifier.citationCASTILHO, João Augusto Grobe. Desenvolvimento de uma plataforma on-line de submissão e execução em lotes de rotinas computacionais desenvolvidas em Octave. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30928-
dc.description.abstractNumerical Calculus is present in the grade of several undergraduate courses, such as bachelor’s degree in mathematics and physics, in engineering courses and related areas. The course studies numerical methods for solving general problems. Some authors approach the teaching of the subject in the traditional way, approaching purely the mathematical side of the subject; others understand that such numerical methods have limited applicability if not implemented as computer programs. Thus, defend the teaching of numerical calculation using software, however, this practice can generate an additional workload for the professor. Among the challenges of performing the correction of an algorithm submitted by the student, the execution of the code stands out in this paper, which is traditionally done manually, where the professor needs to run each of the submissions in several different cases, in order to test the behavior of the algorithm. This work aims to present the process of developing a platform that allows the execution in batches of algorithms developed in the Octave language, speeding up the correction of the activity by the professor, and consequently generating faster feedback for the student. The developed tool allows the management of classes, exercises and tests, which are executed by the platform, and the data is presented for the professor to perform the correction without the need to manually run the submitted algorithms. The platform also allows scale, where exercises can run in parallel, improving the response time for the professor and the student. Tests were simulated in fictitious classes in three different scenarios, in order to test the stability and collect initial feedback of the system, which was able to perform the exercises for all registered tests, fulfilling the objective proposed by the work.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectEnsino - Meios auxiliarespt_BR
dc.subjectGNU Octave (Programa de computador)pt_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.subjectTeaching - Aids and devicespt_BR
dc.subjectGNU Octave (Computer program)pt_BR
dc.titleDesenvolvimento de uma plataforma on-line de submissão e execução em lotes de rotinas computacionais desenvolvidas em Octavept_BR
dc.title.alternativeDevelopment of an online platform for submission and execution in batch of computational routines developed in Octavept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO ensino de Calculo Numérico esta inserido na grade de diversos cursos de graduação, tais como Licenciatura e Bacharelado em Matemática e Física, em cursos de engenharias e áreas afins. Esta disciplina conta com o estudo de métodos numéricos para resolução de problemas em gerais. Alguns autores tratam o ensino da disciplina de forma tradicional, abordando puramente o lado teórico matemático da disciplina; outros compreendem que tais métodos numéricos tem aplicabilidade limitada se não forem implementados como programas de computador. Dessa forma, defendem o ensino do calculo numérico utilizando softwares, entretanto, esta pratica pode gerar uma carga de trabalho adicional para o professor. Dentre os desafios, esta a correção de um algoritmo submetido pelo aluno, a qual destaca-se neste trabalho a execução do algoritmo do aluno por meio de forma automatizada, que tradicionalmente e feita de forma manual, e no qual o professor precisa realizar a execução de cada uma das submissões em diversos casos distintos, a fim de testar o comportamento do código. Este trabalho visa apresentar o processo de desenvolvimento de uma plataforma que permite a execução em lotes de algoritmos desenvolvidos na linguagem Octave, agilizando a correção da atividade pelo professor e, consequentemente, gerando o feedback mais rápido para o aluno. A ferramenta desenvolvida permite o gerenciamento de turmas, exercícios e testes, os quais são executados pela plataforma e os dados são apresentados para o professor realizar a correção sem a necessidade da execução manual dos algoritmos submetidos. A plataforma ainda permite escalabilidade, pois exercícios podem ser executados em paralelo, melhorando o tempo de resposta para o professor e para o aluno. Foram simulados testes em turmas fictícias em três cenários distintos, a fim de testar a estabilidade e coletar feedbacks iniciais do sistema, o qual apresentou-se capaz de realizar os exercícios submetidos para todos os testes cadastrados, cumprindo o objetivo proposto pelo trabalho.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.contributor.advisor1Antunes, Diego Roberto-
dc.contributor.referee1Antunes, Diego Roberto-
dc.contributor.referee2Ribeiro, Richard Duarte-
dc.contributor.referee3Schmitke, Luiz Rafael-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Informáticapt_BR
dc.publisher.programCiência da Computaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
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