Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3091
Título: Uma sequência didática para o ensino de indução eletromagnética
Título(s) alternativo(s): A didactic sequence for theaching electromagnetic induction
Autor(es): Agassi, Antonio Reginaldo
Orientador(es): Laczkowski, Ivan Marcelo
Palavras-chave: Física
Física - Experiências
Eletromagnetismo
Indução eletromagnética
Ensino - Meios auxiliares
Physics
Physics - Experiments
Electromagnetism
Electromagnetic induction
Teaching - Aids and devices
Data do documento: 23-Fev-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Campo Mourao
Citação: AGASSI, Antonio Reginaldo. Uma sequência didática para o ensino de indução eletromagnética. 2018. 112 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2018.
Resumo: Neste trabalho, foi organizada a aplicação de uma sequência didática sobre indução eletromagnética, baseada na atividade experimental por meio da abordagem investigativa, com uma turma do 3º ano do Ensino Médio de uma escola Pública Estadual da cidade de Assis Chateaubriand/PR. O tema abordado foi obtido por meio de uma pesquisa com os professores de Física da região, ao passo que as atividades propostas foram analisadas e definidas entre o autor da pesquisa e seus orientadores. Foi constatado que os alunos traziam um conhecimento bem superficial sobre o tema abordado, necessitando elevar seus conhecimentos a fim de obter um domínio científico maior. Os dados analisados mostram que tal domínio foi alcançado com a aplicação da sequência didática elaborada.
Abstract: In this work the application of a didactic sequence on electromagnetic induction, based on the experimental activity was studied by means of the investigative approach with a class of the 3rd year of the High School of a State Public School of the city of Assis Chateaubriand / PR. The topic was obtained through a research done with the physics teachers of the region, while the proposed activities were analyzed and defined between the author and his advisers. It was found out that the students had a very superficial knowledge about the subject, needing to raise their knowledge in order to obtain a larger scientific domain. The data analyzed show that such domain was reached with the application of the didactic sequence elaborated.
Descrição: Acompanha: Produto educacional: Sequência didática para o conteúdo de indução eletromagnética
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3091
Aparece nas coleções:CM - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
sequenciadidaticaensinoinducao.pdf3,16 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
sequenciadidaticaensinoinducao_produto.pdf1,37 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.