Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3090
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSorte, Michelli da Silva Arruda-
dc.date.accessioned2018-04-28T18:46:28Z-
dc.date.available2018-04-28T18:46:28Z-
dc.date.issued2018-02-24-
dc.identifier.citationSORTE, Michelli da Silva Arruda. Uma proposta de recurso educacional para o ensino de campo magnético na educação básica. 2018. 169 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3090-
dc.descriptionAcompanha: Produto educacional: Eletromagnetismo; Magnetismopt_BR
dc.description.abstractThe present work, developed with the Postgraduate Program of the Federal Technological University of Paraná (UTFPR) in the National Professional Master's Degree Program in Physics Teaching (MNPEF), aimed to elaborate, develop and evaluate a didactic-pedagogical proposal for the teaching of the magnetic field content, in particular, for field generation by conductors with different geometries, traversed by electric current. This study, configured in the intervention research model, was developed in two classes of third years of High School - one from the state public network and another from the private education network - in order to know different training contexts. In order to do so, an educational product - unit plan and content unit - was developed, which includes theoretical-experimental activities and the use of information and communication technologies - simulator and smartphone applications - always having as a starting point the previous knowledge brought by students and the development of a critical and scientific analysis of content for the broader understanding of social practice. As a theoretical-methodological reference, we use as basis the Historical-Critical Pedagogy Based on the obtained results, we can observe that the students could effectively articulate theory and practice through the academic-scientific knowledge worked with the educational product developed, which allowed them, among other things, a more critical and broad understanding of social reality. We hope that this educational product can contribute, also, to the training of other students and to the professional practice of the teachers who interest him.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectFísicapt_BR
dc.subjectEnsino - Meios auxiliarespt_BR
dc.subjectCampos magnéticospt_BR
dc.subjectEletromagnetismopt_BR
dc.subjectMagnetismopt_BR
dc.subjectPhysicspt_BR
dc.subjectTeaching - Aids and devicespt_BR
dc.subjectMagnetic fieldspt_BR
dc.subjectElectromagnetismpt_BR
dc.subjectMagnetismpt_BR
dc.titleUma proposta de recurso educacional para o ensino de campo magnético na educação básicapt_BR
dc.title.alternativeA proposal for educational resources for magnetic field education in basic educationpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho, desenvolvido junto ao Programa de Pós-graduação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no curso de Mestrado Nacional Profissional de Ensino de Física (MNPEF), teve como objetivo elaborar, desenvolver e avaliar uma proposta didático- pedagógica para o ensino do conteúdo de campo magnético. Em especial, para a geração de campo por condutores com diferentes geometrias percorridos por corrente elétrica. Este estudo, configurado no modelo de pesquisa-intervenção, foi desenvolvido em duas turmas de terceiros anos do Ensino Médio, uma da rede pública estadual e outra da rede particular de ensino, contemplando assim diferentes contextos formativos. Para tanto, tendo como ponto de partida os conhecimentos prévios trazidos pelos alunos, foi elaborado um produto educacional, Plano de Unidade e Unidade de Conteúdo, que contemplam atividades teórico-experimentais e a utilização de tecnologias da informação e comunicação, tais como: Simulador e aplicativos para smartphones; e o desenvolvimento de uma análise crítica e científica do conteúdo para a compreensão mais ampla da prática social. Como referencial teórico-metodológico, utilizamos a Pedagogia Histórico-Crítica. A partir dos resultados obtidos, pudemos observar que os estudantes puderam efetivamente articular teoria e prática por meio dos conhecimentos acadêmico-científicos trabalhados com o produto educacional desenvolvido, o que lhes permitiu, entre outros aspectos, uma compreensão mais crítica e ampla da realidade social.pt_BR
dc.degree.localCampo Mourãopt_BR
dc.publisher.localCampo Mouraopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5551899478388208pt_BR
dc.contributor.advisor1Deimling, Cesar Vanderlei-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3543120613457891pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Deimling, Natalia Neves Macedo-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5059722794651091pt_BR
dc.contributor.referee1Deimling, Cesar Vanderlei-
dc.contributor.referee2Schwerz, Roseli Constantino-
dc.contributor.referee3Pereira, Ricardo Francisco-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Físicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.subject.capesFísica/Ensino de Físicapt_BR
Aparece nas coleções:CM - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
recursoensinocampomagnetico.pdf3,79 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
recursoensinocampomagnetico_produto.pdf2,15 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.