Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30879
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFrigo, Flavia-
dc.date.accessioned2023-03-20T15:24:07Z-
dc.date.available2023-03-20T15:24:07Z-
dc.date.issued2022-12-07-
dc.identifier.citationFRIGO, Flavia. Sequência didática para o ensino da física térmica: uma proposta baseada nos princípios da andragogia. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30879-
dc.description.abstractThe present work brings a proposal for a didactic sequence, using the andragogy methodology in the teaching of thermal Physics for the youth and adult education (EJA) modality, applied in a high school class in a college located in the West of Paraná. The implementation of the educational product took place in times of the Covid-19 pandemic, in person, only with students who chose to return to classes after the release of the Ministry of Health. The main objective is to offer a pedagogical didactic material, with a specific language that meets the different profiles, which encompasses a great diversity, ranging from the young to the elderly, with varied learning rhythms and structure of thought. This is support material with methodological subsidies to educators who work in EJA, in order to assist in professional development and improve their didactic practice, favoring in some way to improve the teaching of Physics, more specifically, the teaching of Physics in EJA, seen as an abstract discipline, complex and difficult to understand. Starting from a quantitative-qualitative research, it started with the application of an investigative questionnaire, about the student's world view, their way of life and their perceptions about the teaching of Physics, and application of the didactic sequence composed by models, problem situation, comics, experiments, produced for these students, culminating in the construction of a prototype of a sustainable solar water heating collector. We found that the methodology addressed allowed the active participation of students in the teaching process and a great advance in the understanding and assimilation of the Physical concepts studied. We conclude that the proposal of this study proved to be efficient to adapting the educational practices of Physics for this public, as they met the needs and formative specificities of the EJA subjects, enabling conditions for dynamizing the teaching and learning of Physics, allowing the student to relate scientific knowledge with everyday phenomena.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectEducação de adultospt_BR
dc.subjectTermodinâmicapt_BR
dc.subjectEstratégias de aprendizagempt_BR
dc.subjectAdult educationpt_BR
dc.subjectThermodynamicspt_BR
dc.subjectLearning strategiespt_BR
dc.titleSequência didática para o ensino da física térmica: uma proposta baseada nos princípios da andragogiapt_BR
dc.title.alternativeDidactic sequence for the teaching of thermal physics: a proposal based on andragogy principlespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho traz uma proposta de sequência didática, utilizando os princípios da andragogia no ensino da Física térmica para a modalidade da educação de jovens e adultos (EJA), aplicada em uma turma do ensino médio, num colégio localizado no Oeste do Paraná. A implementação do produto educacional ocorreu em tempos de pandemia da Covid-19, de forma presencial, somente com os alunos que optaram pelo retorno às aulas após a liberação do Ministério da Saúde. O objetivo principal é ofertar um material didático pedagógico, com uma linguagem específica que atenda os diferentes perfis, que engloba uma grande diversidade, que vai desde o jovem até o idoso, com ritmos de aprendizagem e estrutura de pensamento variados. Trata-se de um material de apoio com subsídios metodológicos a educadores que trabalham na EJA, a fim de auxiliar no desenvolvimento profissional e aprimorar sua prática didática, favorecendo, de alguma forma a melhoria do ensino de Física, mais especificamente, o ensino de Física na EJA, vista como uma disciplina abstrata, complexa e de difícil entendimento. Partindo de uma pesquisa de caráter quanti qualitativa, iniciou-se com aplicação de um questionário investigativo, sobre a visão de mundo do aluno, do seu modo de vida e suas percepções sobre o ensino da Física, e aplicação da sequência didática composta por maquetes, situação problema, histórias em quadrinhos, experimentos, produzida para esse alunado, culminado na construção de um protótipo de um coletor solar sustentável de aquecimento de água. Constatamos que a metodologia abordada permitiu participação ativa dos estudantes no processo de ensino e um grande avanço na compreensão e assimilação dos conceitos físicos estudados. Concluímos que a proposta desse estudo se revelou eficiente para adaptar as práticas educativas de Física para esse público, pois atenderam as necessidades e especificidades formativas dos sujeitos da EJA, possibilitando condições para dinamização do ensino aprendizagem da Física, permitindo o educando relacionar os conhecimentos científicos com fenômenos do seu cotidiano.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7001296183870440pt_BR
dc.contributor.advisor1Almeida, Shiderlene Vieira de-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-7861-3059pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6420445044479337pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Longen, Fabio Rogerio-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0002-3968-6199pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2776557906978341pt_BR
dc.contributor.referee1Almeida, Shiderlene Vieira de-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-7861-3059pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6420445044479337pt_BR
dc.contributor.referee2Nicodem, Maria Fatima Menegazzo-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-3143-711Xpt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6397383925788334pt_BR
dc.contributor.referee3Anjos, Rita de Cássia dos-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-6463-2272pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5775617413825711pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.subject.capesFísica/Ensino de Físicapt_BR
Aparece nas coleções:MD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
sequenciadidaticafisicatermica.pdf6,01 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
sequenciadidaticafisicatermica_produto.pdf1,68 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons