Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30871
Título: | Apresentação do conceito de entropia em livros didáticos de uso corrente no ensino médio |
Título(s) alternativo(s): | The apresentation of the entropy concept in hight school textbooks which are commonly used nowdays |
Autor(es): | Tomaz, Luana Aparecida |
Orientador(es): | Pires, Emerson Luis |
Palavras-chave: | Livros didáticos - Clareza Entropia Termodinâmica Textbooks - Readability Entropy Thermodynamics |
Data do documento: | 7-Dez-2022 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | TOMAZ, Luana Aparecida. Apresentação do conceito de entropia em livros didáticos de uso corrente no ensino médio. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2022. |
Resumo: | Entropia é o número das possíveis combinações de partículas que compõe um sistema e que são compatíveis com o estado desse sistema. É um conteúdo que deveria ser apresentado ao aluno do Segundo ano do ensino médio e é um ramo da termodinâmica pouco explorado e que muitas vezes apresenta um conceito vago relacionados a parâmetros como ordem, desordem e aleatoriedade. Somando-se a isso, os professores buscam nos livros o conhecimento que será repassado a seus alunos através da transposição do conteúdo. O objetivo central do trabalho é analisar como os livros apresentam o conceito de entropia. Propõe-se, assim, analisar como os livros abordam tal conteúdo e como este é apresentado através de figuras e exemplos. Sob essa ótica, percebe-se que este conteúdo acaba sendo pouco explorado, sendo que tentam relacioná-lo ao cotidiano do aluno, mas sem empregar seu real sentido trazendo ideias incongruentes e errôneas. |
Abstract: | Entropy is the number of possible combinaions of particulas that make up a system and that are compatible with the state of that system. It’s a subject that should be presented to the student in the second year of high school, which is a little explored branch of thermodynamics, and often presents a vague concept related toparameters suchas ordem, disorder andrandmness. In addition to it, teachers search for knowledge in the books, so that it will be transmitted to their students through the transposition of subject. The central objective of this project is to analyze how textbooks present the concept of entropy. It is proposed, therefore, to analyze how the books approach this content and how it is presented through pictures and examples. From this point of view, it can be seen that this subject ends up being little explored, and they try to relate it to the student's everyday life but without using its real meaning, bringing about incongruous and erroneous ideas. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30871 |
Aparece nas coleções: | MD - Licenciatura em Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
apresentacaoconceitoentropialivros.pdf | 402,96 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons