Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3085
Título: | Teaching English to the visually-impaired: a handbook for brazilian teachers |
Autor(es): | Retorta, Miriam Sester (Org.) |
Palavras-chave: | Cegos - Educação Linguagem e línguas - Estudo e ensino Língua inglesa Blind - Education Language and languages - Study and teaching English language |
Data do documento: | 2017 |
Editor: | EDUTFPR |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | RETORTA, Miriam Sester (Org.). Teaching English to the visually-impaired: a handbook for brazilian teachers. Curitiba: EDUTFPR, 2017. 138 p. |
Resumo: | Estes e-book e audiobook foram concebidos a partir de experiências vividas por alunos videntes de Letras em pré-serviço e eu, a professora da disciplina de linguística aplicada, em um curso de extensão de língua inglesa para pessoas com deficiência visual oferecido pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Durante 5 semestres, a partir de março de 2014, nossa sala de aula tornou-se um ambiente no qual os alunos com deficiência visual, os graduandos videntes em pré-serviço e eu aprendemos e ensinamos uns aos outros como utilizar as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e as tecnologias assistivas para cegos a fim de estabelecermos uma comunicação e a aprendizagem da língua inglesa. No final do curso, o grupo decidiu compilar o material didático pensado, criado e desenvolvido coletivamente, especialmente para pessoas com deficiência visual. Assim, nasceu a ideia do e-book e do audiobook. Aquele é um manual para o professor, no qual descrevemos, em detalhes, o que e como trabalhamos cada tópico, enquanto este foi gravado para os alunos com deficiência visual com atividades de oralidade e explicações de gramática. O e-book traz indicações a respeito de como o professor pode utilizar exercícios do audiobook. Logo, os dois livros devem ser usados em complementaridade. |
Abstract: | Both e-book and audio book were designed from the experience a group of sighted undergraduates in pre-service and I, the professor of the discipline Applied Linguistics, had in an English language extension course for people with visual impairment held at the Federal University of Technology – Paraná. For five semesters, starting in March 2014, our classroom became an environment in which visually impaired students, sighted undergraduates in pre-service and I learned and taught each other how to use Information and Communication Technologies (ICT) and Assistive Technologies for the Blind in order to establish communication, and thus, teach/learn the English language. At the end of the course, the group decided to compile the didactic material developed and prepared collectively, especially for visually impaired people; hence, the idea of these e-book and audio-book was conceived. The e-book is a handbook for the teacher, in which we describe in detail what and how we work each topic; while the audio-book was recorded for visually impaired students with oral activities and explanations of grammar. The e-book gives indications as to how the teacher can use audio-book exercises. Therefore, the two books should be used in complementarity. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3085 |
ISBN: | 9788570142016 |
Aparece nas coleções: | Ciências Humanas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
teachingenglishvisuallyimpaired.pdf | 17,03 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons