Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3084
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCamilo, Suseli Cristiane Alves Camilo-
dc.date.accessioned2018-04-13T16:02:01Z-
dc.date.available2018-04-13T16:02:01Z-
dc.date.issued2016-11-
dc.identifier.citationCAMILO, Suseli Cristiane Alves. A contribuição da ciência da história na compreensão de políticas públicas educacionais: uma análise do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) - 2008-2012. Outros Tempos: pesquisa em foco, v. 13, n. 22, p. 1-25, 2016. Disponível em: <http://www.outrostempos.uema.br/OJS/index.php/outros_tempos_uema/article/view/547>. Acesso em: 12 abr. 2018pt_BR
dc.identifier.issn1808-8031pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3084-
dc.description.abstractThis article aims to present the results of an analysis of the Support Program to the Plans for Restructuring and Expanding Federal Universities (REUNI). This program has been conducted as a stage in the ‘reforming background’ of Brazilian federal universities, considering the the mid-1980s. The REUNI proposal considers the incentive for a curricular innovation on the degree courses as the main program element. It’s focused to comprehend which contemporary society needs resulted in a necessity of reforms in the Brazilian federal universities. We aim to demonstrate how a historical approach may contribute to the comprehension of educational public policies. Methodologically, the research is being conducted through the analysis of the narratives of meaning concerning to the reform. The results of the research intend to demonstrate that the success of REUNI has been constrained to the ability of its proposal to disrupt the tradition of professional training at federal universities.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofOutros Tempos: pesquisa em focopt_BR
dc.relation.urihttp://www.outrostempos.uema.br/OJS/index.php/outros_tempos_uema/article/view/547/pdfpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.uriA revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdopt_BR
dc.subjectHistória - Filosofiapt_BR
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.subjectEnsino superior e estadopt_BR
dc.subjectUniversidades e faculdades públicaspt_BR
dc.subjectReforma universitáriapt_BR
dc.subjectHistory - Philosophypt_BR
dc.subjectPublic policypt_BR
dc.subjectHigher education and Statept_BR
dc.subjectPublic universities and collegespt_BR
dc.titleA contribuição da ciência da história na compreensão de políticas públicas educacionais: uma análise do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) - 2008-2012pt_BR
dc.title.alternativeThe history science contributions to the comprehension of educational public policies: an analysis of the Support Program to the Plans for Restructuring and Expanding Federal Universities (REUNI) - 2008-2012pt_BR
dc.typearticlept_BR
dc.description.resumoO presente artigo tem por objetivo apresentar os resultados de uma análise do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI). Este programa está sendo estudado como uma etapa no contexto de reforma nas universidades federais brasileiras, pensada desde meados dos anos 1980. Na proposta do REUNI, a indução da inovação curricular nos cursos de graduação é considerada como o elemento de maior relevância do programa. Busca compreender quais carências de orientação da sociedade contemporânea levaram à necessidade de reformas nas universidades federais brasileiras. Objetivamos demonstrar como uma abordagem histórica pode contribuir para a compreensão de políticas públicas educacionais. Metodologicamente, a pesquisa está sendo conduzida pela análise das narrativas de sentido em torno da reforma. Os resultados da pesquisa pretendem demonstrar que o sucesso do REUNI foi condicionado à capacidade de sua proposta romper com a tradição de formação profissional das universidades federais.pt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.18817/ot.v13i22.547pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.citation.volume13pt_BR
dc.citation.issue22pt_BR
Aparece nas coleções:PCS - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
historiapoliticaseducacionaisreuni.pdfArtigo único423,34 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.