Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30844
Título: Gênero textual fanfic no letramento digital e literário de estudantes
Título(s) alternativo(s): The textual genre fanfic in students' digital and literary literacy
Autor(es): Andrade, Lilian de Camargo
Orientador(es): Silva, Alessandra Dutra
Palavras-chave: Fan fiction
Letramento
Letramento digital
Intertextualidade
Ensino médio
Literacy
Computer literacy
Intertextuality
High school
Data do documento: 10-Fev-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: ANDRADE, Lilian de Camargo. Gênero textual fanfic no letramento digital e literário de estudantes. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2023.
Resumo: Com o advento da internet, o surgimento de novas tecnologias em sala de aula, a necessidade de maior interação entre os alunos e o uso de metodologias ativas nas aulas, temos uma demanda por trazer inovações para o processo de ensino-aprendizagem. Para atender essa demanda, propus um produto educacional que trabalha a produção textual através do gênero fanfic, afinal, é um gênero que está inserido no contexto dos jovens. Em termos de objetivo geral, elaborei um produto educacional que possa contribuir com o professor ao utilizar o gênero textual fanfic em sala de aula, e auxiliar na avaliação desse gênero. Dessa forma, o trabalho visou especificamente apresentar o gênero textual fanfic como estratégia de produção textual, aplicar o protótipo a um grupo de alunos (de escola particular da cidade de Londrina) e analisar os resultados dessa aplicação. Escolhi a metodologia PEGUE (Projeto de Estudo de Gêneros no Universo Educacional) de Santos (2001) para aplicação porque constitui numa proposta pedagógica processual de trabalho com produção de textos em ambiente educacional, possibilitando que o estudante tenha uma compreensão sólida do gênero em estudo e se sinta incentivado a criar seu próprio texto, e a fim de que pudesse apresentar uma possibilidade de uso do gênero textual fanfic em sala de aula que esteja estruturada com a rotina escolar e possa servir de avaliação para o professor e de autoavaliação para o aluno. Com a proposta de uma escrita criativa, além da adesão dos alunos em participar da atividade, tivemos o retorno de alunos que se encontravam com bastante dificuldade de produzir até o momento: os estrangeiros e alunos com algum tipo de laudo relacionado à aprendizagem. Ademais, visamos atender a demanda do chamado Novo Ensino Médio, e o fato da Base Nacional Comum Curricular (doravante BNCC) citar o uso de fanfics em sala de aula para a formação do leitor literário e desenvolvimento da fruição, bem como se dá a apropriação do texto literário.
Abstract: With the advent of the internet, the emergence of new technologies in the classroom, the need for greater interaction between students and the use of active methodologies in classes, we have a demand to bring innovations to the teaching-learning process. To meet this demand, I proposed an educational product that works with textual production through the fanfic genre, after all, it is a genre that is inserted in the context of young people. In terms of the general objective, I developed an educational product that can contribute to the teacher when using the fanfic textual genre in the classroom and help in the evaluation of this genre. Thus, the work specifically aimed to present the fanfic textual genre as a textual production strategy, apply the prototype to a group of students (from a private school in the city of Londrina) and analyze the results of this application. I chose the PEGUE methodology (Project for the Study of Genres in the Educational Universe) by Santos (2001) for application because it constitutes a procedural pedagogical proposal of working with text production in an educational environment, enabling the student to have a solid understanding of the genre under study and feel encouraged to create your own text, and so that you could present a possibility of using the fanfic textual genre in the classroom that is structured with the school routine and can serve as an evaluation for the teacher and self-evaluation for the student. With the proposal of creative writing, in addition to the students' adherence to participate in the activity, we had the return of students who had found it difficult to write so far: foreigners and students with some type of report related to learning. In addition, we aim to meet the demand of the so-called New High School, and the fact that the National Common Curricular Base (hereinafter BNCC) mentions the use of fanfics in the classroom for the formation of literary readers and the development of fruition, as well as the appropriation of the literary text.
Descrição: Acompanha: Projeto de estudo do gênero fanfic
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30844
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
generotextualfanficletramento.pdf1,18 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
generotextualfanficletramento_produto.pdf562,64 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons