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Título: A representação da mulher em contos de fadas tradicionais e contemporâneos: um olhar sobre a fragilidade e o empoderamento feminino
Título(s) alternativo(s): The representation of woman in traditional and contemporary fairy tales: a look at feminine fragility and empowerment
Autor(es): Sozo, Camila Vicari
Orientador(es): Consoli, Marcia Oberderfer
Palavras-chave: Mulheres na literatura
Literatura infantojuvenil
Contos de fadas
Princesas
Women in literature
Children's literature
Fairy tales
Princesses
Data do documento: 30-Nov-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: SOZO, Camila Vicari. A representação da mulher em contos de fadas tradicionais e contemporâneos: um olhar sobre a fragilidade e o empoderamento feminino. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2022.
Resumo: O presente trabalho visa investigar, em uma análise bibliográfica na área da Literatura Infantojuvenil, a representação da imagem feminina nos contos de fadas tradicionais e contemporâneos, refletindo sobre os papéis das mulheres encontradas nos textos. Ao falar sobre histórias clássicas, desde os leitores mais jovens aos mais idosos, remetem a tradicional narrativa da princesa que passa por dificuldades, mas que se casa com um príncipe que veio salvá-la, e vivem felizes para sempre. Por esses e outros elementos, a narrativa se torna romantizada, um dos fatos que mais tornam tais contos populares. No entanto, esta idealização, principalmente sobre a protagonista, pode refletir uma imagem fragilizada da mulher, a qual só será feliz se casar com um príncipe encantado e que para isso é apresentada bonita, magra, com pele branca, gentil e aceitar a ação patriarcal em sua vida, ao contrário do que se vê nas histórias contemporâneas. Pensando sobre isso, essa pesquisa buscou compreender inicialmente a origem dos contos de fadas e sua trajetória até o contemporâneo, evidenciando o importante papel que possui no desenvolvimento da infância. Para refletir sobre a imagem da mulher nos contos de fadas, também procurou-se trazer a visão do gênero feminino ao longo do tempo e dentro das narrativas em geral. A pesquisa teve como objetivo trazer uma reflexão sobre como o feminino é descrito e representado nas histórias. Para isso foram analisados dois contos: Cinderela [1812(2019)], versão traduzida dos Irmãos Grimm, e Uma, Duas, Três Princesas (2014), de Ana Maria Machado. Embasam esta pesquisa, a contribuição de autores como Bettelheim - A psicanálise dos contos de fadas (2007), Nelly Novaes Coelho, em Literatura infantil: teorias, análise, didática (2000), O Conto de Fadas: Símbolos, Mitos e Arquétipos (2003) e Panorama histórico da literatura infantil-juvenil: das origens indoeuropéias ao Brasil contemporâneo (1985). Também Tonin et al. - O papel da mulher nos contos de fadas contemporâneos. (2016), entre outros autores de artigos e teses científicas. Resultam desta investigação: a compreensão sobre o papel feminino nos contos tradicionais e contemporâneos, apresentando fragilidade e empoderamento, respectivamente; a observação sobre como certos estereótipos estão grandemente presentes nos contos tradicionais; o incentivo de uma maior propagação de histórias contemporâneas; a reflexão sobre a imagem atual da mulher nos novos contos de fadas, sendo a protagonista de sua própria história.
Abstract: The present work aims to investigate, in a bibliographical analysis in the area of Children's and Youth Literature, the representation of the female image in traditional and contemporary fairy tales, reflecting on the roles of women found in the texts. When talking about classic stories, from the youngest to the oldest readers, they refer to the traditional narrative of the princess who goes through difficulties, but marries a prince who comes to save her, and they live happily ever after. For these and other elements, the narrative becomes romanticized, one of the facts that make such tales popular. However, this idealization, especially about the protagonist, may reflect a weakened image of the woman, who will only be happy if she marries an enchanted prince, and for this she is presented as beautiful, thin, with white skin, gentle, and accepting the patriarchal action in her life, contrary to what is seen in contemporary stories. Thinking about this, this research sought to understand initially the origin of fairy tales and their trajectory until the contemporary, highlighting the important role they have in the development of childhood. In order to reflect on the image of women in fairy tales, it was also sought to bring the vision of the female gender throughout time and within the narratives in general. The research aimed to reflect on how the feminine is described and represented in the stories. To this end, two tales were analyzed: Cinderella [1812(2019)], translated version of the Brothers Grimm, and Uma, Duas, Três Princesas (2014), by Ana Maria Machado. This research is based on the contributions of authors such as Bettelheim - The psychoanalysis of fairy tales (2007), Nelly Novaes Coelho, in Children's literature: theories, analysis, and didactics (2000), The Fairy Tale: Symbols, Myths, and Archetypes (2003), and Historical overview of children's literature: from its Indo-European origins to contemporary Brazil (1985). Also Tonin et al. - The role of women in contemporary fairy tales. (2016), among other authors of scientific articles and theses. The results of this research are: the understanding about the female role in traditional and contemporary tales, presenting fragility and empowerment, respectively; the observation about how certain stereotypes are greatly present in traditional tales; the encouragement of a greater propagation of contemporary stories; the reflection about the current image of the woman in the new fairy tales, being the protagonist of her own story.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30837
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