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Título: O retrato de Dorian Gray: identidade Queer na tradução do romance de Oscar Wilde
Título(s) alternativo(s): The picture of Dorian Gray: Queer identity in the translation of Oscar Wilde’s novel
Autor(es): Bandeira, Lucas
Campos, Sabrina
Orientador(es): Ruffini, Mirian
Palavras-chave: Tradução e interpretação
Teoria Queer
Identidade de gênero
Translocação (Genética)
Translating and interpreting
Queer theory
Gender identity
Translocation (Genetics)
Data do documento: 8-Dez-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: BANDEIRA, Lucas; CAMPOS, Sabrina. O retrato de Dorian Gray: identidade Queer na tradução do romance de Oscar Wilde. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2022.
Resumo: Neste Trabalho de Conclusão de Curso, analisamos a transposição do romance O retrato de Dorian Gray (1891), de Oscar Wilde, do inglês para o português brasileiro, tendo como versão comparativa a tradução de João do Rio (1923), sob uma perspectiva identitária. Como ponto de partida, discorremos sobre a vida e obra do autor, contextualizando a criação do seu único romance por meio da análise do tempo e espaço nos quais estava inserido. Em seguida, percorremos o caminho que conecta autor e tradutor, bem como a chegada do romance ao Brasil e sua recepção por João do Rio. Para traçar um paralelo entre as duas versões da obra, analisamos também as estéticas literárias compartilhadas por Wilde e Rio. No que diz respeito às principais teorias utilizadas na construção da presente pesquisa, os estudos sobre identidade, sexualidade e gênero são trazidos à luz, fazendo referência às obras de Judith Butler e à teoria queer. Na sequência, apresentamos a teoria dos polissistemas literários, estipulada por Itamar Even-Zohar (2013). Associando ambas as teorias, partimos para a análise, visando identificar as escolhas discursivas na transposição de elementos que remetem às questões identitárias na tradução da obra. Para tanto, são utilizados os procedimentos técnicos de tradução, propostos por Lanzetti (et. al., 2009). No total, foram comparados cinco excertos do texto-fonte com o texto-alvo, sendo que, em sua maioria, os procedimentos identificados classificam-se como domesticadores. Assim, conclui-se que o tradutor utilizou de sua adaptação para introduzir a obra e as estéticas de Oscar Wilde no polissistema literário brasileiro, de forma que tivesse maior aceitação no contexto nacional. Além disse, observam-se as semelhanças na vida e na linguagem de ambos o autor e o tradutor no que diz respeito à sexualidade, comportamento e posicionamento social.
Abstract: In this paper, we analyze the transposition of The Picture of Dorian Gray (1891), by Oscar Wilde, from English language to Brazilian Portuguese, having as a comparative version the work of João do Rio (1923), looking through an identity perspective. The starting point of the discussion is the author's life and work, as we contextualize the creation of his only novel through the analysis of the time and space in which it was inserted. Then, we trace the path that connects author and translator, as well as the arrival of the novel in Brazil and its reception by João do Rio. To connect the two versions of the work, the literary aesthetics shared by Wilde and Rio are also analyzed. Regarding the main theories basing this research, studies on identity, sexuality and gender are brought to light, especially the works of Judith Butler and the queer theory. Next, we approach the theory of literary polysystems, first conceived by Itamar Even-Zohar (2013). Associating both theories, we proceed to the analysis of the translated work, aiming to identify the discursive choices made in the transposition of elements that concern identity issues. For this purpose, we follow the technical translation procedures proposed by Lanzetti (et. al., 2009). In total, five excerpts from the source-text were compared with the target-text, and most of the identified translation procedures are classified as domesticatingThus, it is concluded that the translator used his adaptation to introduce Oscar Wilde's work and aesthetics into the brazilian literary polysystem, in a manner that could guarantee greater acceptance in the national context. Furthermore, the research presented so clearly the similarities of the life and work of both the author and the translator, especially in regard of sexuality aspects, behavior and social positioning.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30822
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