Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30819
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Scalzavara, Taís Luana | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-13T13:31:24Z | - |
dc.date.available | 2023-03-13T13:31:24Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-01 | - |
dc.identifier.citation | SCALZAVARA, Taís Luana. Cárcere dos corpos. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30819 | - |
dc.description.abstract | The present work makes an analysis compares important concepts present in the filmic work XXY and the book O Beijo da Mulher Aranha regarding the central characters of both works. It has intermediality as its object of study as wellas it analyzes sexuality and gender, but, mainly, the identity present in the worksto be studied. Bibliographic works by Linda Hutcheon (1947), Claus Cluver (1994), Stuart Hall (2006) and Michel Foucault (1984) were used as a reference andbasis for the development of the research. This study aims to show the relevanceof the authors and emphasize that a comparative analysis between the two works has yet been carried out. In this way, it aims to highlight the fact that there are few studies in the area, as the director Lucía Puenzo herself stated in interviews about her work, highlighting the difficulty of finding works containing these themes, that is, the relevance of the work is given by the fact that it is an original study. In addition, the relevance of the novel and the filmic work is emphasized, as both bring us important subjects for Cinema and Literature, and make to making the concept of intermediality clear through these works. Resulting in an analysis of both works, to answer the questions at the beginning of the work, such as, for example, what is intermediality? How are the characters portrayed? As well as making important reflections that are only possible after reading the novel and after watching the movie. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Intermidialidade | pt_BR |
dc.subject | Identidade de gênero | pt_BR |
dc.subject | Literatura comparada | pt_BR |
dc.subject | Intermediality | pt_BR |
dc.subject | Gender identity | pt_BR |
dc.subject | Literature, Comparative | pt_BR |
dc.title | Cárcere dos corpos | pt_BR |
dc.title.alternative | Prison of bodies | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho realiza uma análise comparativa considerando conceitos importantes, presentes na obra fílmica XXY(Lucía Puendo, 2007), e no livro O Beijo da Mulher Aranha(Manuel Puig, 1976), com relação aos personagens centrais das obras, tendo como fundamento teórico os estudos de intermidialidade, bem como analisando a sexualidade e o gênero, mas principalmente a identidade presente nas obras a serem estudadas. Obras bibliográficas de Linda Hutcheon (1947), Claus Cluver (1994), Stuart Hall(2006), Michel Foucault (1984), foram utilizadas como referência e embasamento para o desenvolvimento da pesquisa. Este estudo visa mostrar a relevância dos autores e ressaltar que ainda não foi feita a análise comparada entre as duas obras. Desse modo, almeja-se evidenciar o fato de que se encontra poucos estudos da área, como a própria diretora Lucía Puenzo afirmouem entrevistas sobre seu trabalho, ressaltando a dificuldade de encontrar obrascontendo esses temas, ou seja, a relevância do trabalho se dá pelo fato de que é um estudo original. Além disso, ressalta-se a relevância do romance e da obrafílmica, pois ambos nos trazem assuntos importantes para o Cinema e Literatura,além de ficar claro o conceito de intermidialidade através destas obras. Análise de ambas as obras, procura responder às perguntas do início do trabalho, como, por exemplo, o que é intermidialidade? Como se dá a representação dos personagens? Assim como fazer reflexões importantes quesó são possíveis a partir da leitura do romance e depois de assistir ao filme. | pt_BR |
dc.degree.local | Pato Branco | pt_BR |
dc.publisher.local | Pato Branco | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Fioruci, Wellington Ricardo | - |
dc.contributor.referee1 | Fioruci, Wellington Ricardo | - |
dc.contributor.referee2 | Camilotti, Camila Paula | - |
dc.contributor.referee3 | Lima, Marcos Hidemi de | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento Acadêmico de Letras | pt_BR |
dc.publisher.program | Licenciatura em Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PB - Licenciatura em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
intermidialidadesexualidadeidentidadeobras.pdf | 750 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons