Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30816
Título: | Para além do entretenimento: a utilização da música nas aulas de língua inglesa para o desenvolvimento da compreensão auditiva |
Título(s) alternativo(s): | Beyond entertainment: the use of music in english language classes for the development of listening comprehension |
Autor(es): | Soares, Gabrielly |
Orientador(es): | Engelbert, Ana Paula Petriu Ferreira |
Palavras-chave: | Linguagem e línguas Aquisição da segunda língua Música na educação Language and languages Second language acquisition Music in education |
Data do documento: | 2-Dez-2022 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Pato Branco |
Citação: | SOARES, Gabrielly. Para além do entretenimento: a utilização da música nas aulas de língua inglesa para o desenvolvimento da compreensão auditiva. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2022. |
Resumo: | A música faz parte do cotidiano da maioria dos seres humanos e, com o avanço da tecnologia, o acesso aos mais diversos gêneros musicais foi facilitado. O presente trabalho tem como objetivo geral analisar como se trabalhava em sala de aula com a música para o desenvolvimento da compreensão auditiva no início do século XXI e como ela está sendo trabalhada recentemente. Para esse trabalho, foram utilizados dois estudos, um do ano de 2001 e outro de 2020, para que então pudéssemos analisar diferenças e semelhanças existentes entre as atividades com a música. Ainda, discorremos sobre a música como motivação, como estratégia e como ferramenta, bem como falamos sobre a utilização da música em sala de aula para o desenvolvimento da compreensão auditiva dos alunos. Para a revisão bibliográfica, utilizamos autores que estudam sobre a utilização da música nas aulas de inglês, como Griffee (1990), Murphey (1992), Bonato (2014) e Negreiros (2018). Ao final deste estudo, concluímos que os avanços tecnológicos e a internet impactam o modo como podemos produzir nossas atividades de compreensão auditiva hoje em dia, nos dando uma maior possibilidade de utilizar plataformas digitais, não nos restringindo apenas a usar atividades tradicionais. |
Abstract: | Music is part of the daily lives of most human beings and, with the advancement of technology, it became increasingly easy to access it. The present study has as its main objective to analyze how music was used in the classroom for the development of listening comprehension in the early 21st century and, as it is being worked on recently. For this work, two studies were used, one from the year 2001 and the other from 2020, so that we could analyze differences and similarities between the activities with music. Furthermore, we discuss music as motivation, as a strategy and as a tool, as well as the use of music in the classroom as a tool to develop students' listening comprehension. For the bibliographical review, we used authors who study music in English classes, like Griffee (1990), Murphey (1992), Bonato (2014) and Negreiros (2018). At the end of this study, we conclude that technological advances and the internet impact the way we can produce our listening comprehension activities nowadays, giving us a greater possibility to use digital platforms, not restricting us to just using traditional activities. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30816 |
Aparece nas coleções: | PB - Licenciatura em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
coompreensaoauditivamusica.pdf | 302,55 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons