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Título: Jornalistas e redes sociais: o trabalho dos profissionais que atuam em agências de comunicação e sua relação com as prescrições sobre o Facebook
Título(s) alternativo(s): Journalists and social networks: the labor of professionals who work in communication agencies and their relation with prescriptions about Facebook
Autor(es): Lima, Tatiana Mara de Miranda
Orientador(es): Rebechi, Cláudia Nociolini
Palavras-chave: Facebook (Rede social on-line)
Jornalistas - Redes sociais
Redes sociais on-line
Comunicação e tecnologia
Jornalismo eletrônico
Mídia digital
Facebook (Electronic resource)
Journalists - Social networks
Online social networks
Communication and technology
Online journalism
Digital media
Data do documento: 30-Nov-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: LIMA, Tatiana Mara de Miranda. Jornalistas e redes sociais: o trabalho dos profissionais que atuam em agências de comunicação e sua relação com as prescrições sobre o Facebook. 2022. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.
Resumo: As redes sociais estão entre as plataformas digitais mais utilizadas no mundo. O Brasil, em especial, ocupa as primeiras posições nos rankings de uso dessas plataformas para fins pessoais e profissionais. Os trabalhadores da área de comunicação, com destaque aos jornalistas que atuam em agências de comunicação, são alguns dos profissionais que passaram a ocupar postos de trabalho diretamente relacionados às redes sociais. Com o declínio das mídias tradicionais, como revistas, jornais, rádios e TVs, eles saíram das redações jornalísticas e hoje produzem, em grande parte do tempo, conteúdos para os ambientes digitais, entre os quais se ressaltam as redes sociais. Esse movimento acarreta inúmeras transformações nas rotinas de trabalho, a começar pela necessidade de uma atuação flexível e em multiplataforma. Outra demanda que surge para esses profissionais é a necessidade de atualização constante, uma vez que os critérios utilizados pelas redes sociais e seus algoritmos mudam frequentemente. Dentro desse contexto, assumem relevância as orientações e prescrições apresentadas pelas próprias redes sociais e também pelos chamados especialistas em marketing digital. Assim, essa pesquisa discutiu a seguinte pergunta-problema: de que forma as prescrições das redes sociais e dos especialistas em marketing digital influenciam e orientam o trabalho dos jornalistas que atuam em agências de comunicação? Para isso, estudamos essas prescrições, o contexto de trabalho desses profissionais e possíveis desdobramentos. Como objeto dessa pesquisa, optamos pela plataforma Facebook, pertencente à empresa Meta Platforms. Essa plataforma foi escolhida por se tratar da maior rede social do mundo, sendo utilizada por boa parte dos jornalistas que atuam em agências de comunicação. Além disso, a maioria das prescrições do Facebook é aplicável a outras redes sociais pertencentes à Meta Platforms, o que torna essa análise mais abrangente. O corpus da pesquisa é formado por dois tipos de documentos: (1) Termos e políticas de uso apresentados pela Meta Platforms; (2) Conteúdos divulgados por especialistas em marketing digital, aqui representados pela empresa Rock Content. O material foi analisado com o apoio de ensinamentos da Análise do Discurso de tradição francesa, levando-se em consideração o contexto sócio-político e ideológico de produção das narrativas. O objetivo principal dessa pesquisa foi entender como as prescrições difundidas pelo Facebook e pela Rock Content se relacionam com as mudanças no trabalho dos jornalistas que atuam em agências de comunicação. O pressuposto considerado foi que, mais do que simplesmente veicular conteúdos nas redes sociais, o trabalho dos jornalistas que atuam em agências de comunicação torna-se dependente dessas plataformas. Além disso, por estar imerso em um contexto de acumulação flexível, o trabalho desses profissionais passa a conter características inerentes a um trabalho plataformizado. Com essa investigação, foi possível ampliar o entendimento a respeito do trabalho desenvolvido pelos jornalistas que atuam em agências de comunicação, em especial no que concerne às lógicas de plataformização empreendidas pelas redes sociais.
Abstract: Social networks are among the most used digital platforms in the world. Brazil, in particular, occupies the first positions in the rankings of use of these platforms for personal and professional purposes. Communication workers, especially journalists that work in communication agencies, are some of the professionals who are working in activities straight related to social networks. After the decline of traditional media, such as magazines, newspapers, radios, and TVs, they have left the newsrooms and today they produce, in large part, contents to digital places, as social networks. This led to a several changes in work routines, starting with the need for a flexible and multiplatform performance, among other characteristics. Another demand to these professionals is constant updating, since the criteria used by social networks and their algorithms change frequently. Within this context, the guidelines and prescriptions presented by the social networks and also by the só-called experts in digital marketing are relevant. Thus, this research discussed the following problem question: how do the prescriptions of social networks and digital marketing specialists influence and guide the labor of journalists who work in communication agencies? For this, we studied these prescriptions, the work context of these professionals and possible consequences. As the object of this research, we chose the Facebook platform, belonging to the company Meta Platforms. This platform was chosen because it is the largest social network in the world, being used by most journalists who work in communication agencies. In addition, most of Facebook’s prescriptions are applicable to other social networks belonging to Meta Platforms, which makes this analysis more extensive. The research corpus consists of two types of documents: (1) Terms and policies of uses presented by Meta Platforms, (2) Contents published by digital marketing specialists, represented here by the company Rock Content. The material was analyzed with the support of knowledge from French tradition of Discourse Analysis, taking into account the sócio-political and ideological context of the production of the narratives. The main objective of this research was to understand how the prescriptions disseminated by Facebook and Rock Content relate to changes in the work of journalists who work in communication agencies. The assumption considered was that, more than simply transmitting content on social networks, the labor of journalists who work in communication agencies becomes dependent on these platforms. In addition, as it is immersed in a context of flexible accumulation, the labor of these professionals begins to contain characteristics inherent to a platform work. With this investigation, it was possible to broaden the understanding of the labor developed by journalists who work in communication agencies, especially with regard to the logic of platformization undertaken by social networks.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30799
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