Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30791
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Gusmão, Thaís Domingues | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-09T11:15:17Z | - |
dc.date.available | 2023-03-09T11:15:17Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-15 | - |
dc.identifier.citation | GUSMÃO, Thaís Domingues. O desenvolvimento das tipologias de pontes: revisão e proposta de síntese lúdico-educativa. 2022. 102 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Guarapuava, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30791 | - |
dc.description.abstract | For human beings, bridges are indispensable structures in overcoming spatial obstacles. Therefore, their study and the development of techniques associated with them are essential to improve traits that raise the technical level of these constructions. In order to contribute in this context, the present work presents, in the form of a bibliographic review, methods, constructive solutions, materials and techniques applied in bridges erected throughout important historical periods, with a view to understanding the chronology and technical evolution of the solutions applied in present. As a way of synthesizing the content in question, and at the same time collaborating for the improvement of teaching-learning methods, we sought to create a card game: a playful-educational product that lists technical and design characteristics of the examples studied, the which are categorized according to the structural system they present. Thus, it is believed that the search and proposition of this type of learning methodology can be an essential factor for the dissemination of technical knowledge to people unfamiliar with the area and, thus, arouse their interest in engineering studies. Furthermore, it is a work that values interdisciplinarity and the dissemination of knowledge, adding knowledge and principles from the technical and pedagogical areas through the creation of a product. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | * |
dc.subject | Pontos | pt_BR |
dc.subject | Jogos | pt_BR |
dc.subject | Engenharia civil | pt_BR |
dc.subject | Bridges | pt_BR |
dc.subject | Games | pt_BR |
dc.subject | Civil engineering | pt_BR |
dc.title | O desenvolvimento das tipologias de pontes: revisão e proposta de síntese lúdico-educativa | pt_BR |
dc.title.alternative | Bridge typology development: review and proposal of an educainful-oriented synthesis | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Para os seres humanos, as pontes são estruturas indispensáveis na transposição de obstáculos espaciais. Portanto, o seu estudo e o desenvolvimento de técnicas a elas associadas são imprescindíveis para aprimorar traços que elevem o nível técnico dessas construções. A fim de contribuir nesse âmbito, o presente trabalho apresenta, em forma de revisão bibliográfica, métodos, soluções construtivas, materiais e técnicas aplicadas nas pontes erigidas ao longo de importantes períodos históricos, com vistas ao entendimento cronológico e da evolução técnica das soluções aplicadas na atualidade. Já como forma de sintetizar o conteúdo em questão, e ao mesmo tempo colaborar para o aprimoramento dos métodos de ensino-aprendizagem, buscou-se criar um jogo de cartas: um produto lúdico-educativo que elenca características técnicas e projetuais dos exemplares estudados, os quais são categorizados conforme o sistema estrutural que apresentam. Desse modo, acredita-se que a busca e a proposição desse tipo de metodologia de aprendizagem pode se constituir como fator essencial para a disseminação do conhecimento técnico a pessoas não familiarizadas com a área e, assim, despertar seu interesse para os estudos de engenharia. Ademais, trata-se de um trabalho que valoriza a interdisciplinaridade e a difusão do conhecimento, agregando conhecimentos e princípios das áreas técnica e pedagógica por meio da criação de um produto. | pt_BR |
dc.degree.local | Guarapuava | pt_BR |
dc.publisher.local | Guarapuava | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Dyorgge Alves | - |
dc.contributor.advisor-co1 | Comin, Bianca Paola | - |
dc.contributor.referee1 | Silva, Dyorgge Alves | - |
dc.contributor.referee2 | Comin, Bianca Paola | - |
dc.contributor.referee3 | Beloni, Belmiro Marcos | - |
dc.contributor.referee4 | Ribeiro, Rodrigo Scoczynski | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Engenharia Civil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | GP - Engenharia Civil |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tipologiapontesludicoeducativa.pdf | 40,59 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons