Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30757
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGomes, Antônio Carlos Buraneli-
dc.date.accessioned2023-03-07T19:45:09Z-
dc.date.available2023-03-07T19:45:09Z-
dc.date.issued2022-12-12-
dc.identifier.citationGOMES, Antônio Carlos Buraneli. A potencialidade da plataforma Scratch no ensino de números inteiros no 7º ano do ensino fundamental. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30757-
dc.descriptionAcompanha: Guia didático - plataforma Scratch: aplicação com o conteúdo de números inteirospt_BR
dc.description.abstractThis study aimed to investigate the potential of using the Scratch platform in the process of teaching whole numbers, in the 7th year of Elementary School. This is qualitative research which uses Activity Theory as a theoretical foundation, and seeks to answer some of the potentialities that the use of the Scratch platform can bring to the teaching of mathematics, from integer numbers as a learning object. The starting question was: How can the use of Scratch contribute to the process of teaching integer numbers with students in the 7th grade of Elementary School? The data were obtained through the material produced by the students, namely: the plot, the characters and the scenarios that were described step by step in the dissertation on the construction of the digital game. It is pointed out that the results contribute to the use of new methodologies for Teaching Mathematics, especially in the final years of Elementary School, in addition to reinforcing the relevance of Scratch in Mathematics education, above all to clarify doubts related to integers. In addition, the collective process of creating the script and a phase of the game provided greater motivation for teaching whole numbers, mainly in the Portuguese Language and Art disciplines, involved in the study with the role of effecting interdisciplinarity. In addition, the research also confirmed that other teachers have access to material aimed at teaching mathematics and integers, in Scratch. In conclusion, it is noteworthy that the game in Scratch might promote mathematics teaching and bring motivation to study, as long as it is carried out with teacher planning and student engagement, who become protagonists of their learning, with the support of teachers.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectMatemática (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subjectNúmeros naturaispt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectScratch (Linguagem de programação de computador)pt_BR
dc.subjectMathematics (Fundamental education)pt_BR
dc.subjectNumbers, Naturalpt_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.subjectScratch (Computer program language)pt_BR
dc.titleA potencialidade da plataforma Scratch no ensino de números inteiros no 7º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeThe potential of the Scratch platform in whole numbers teaching in the 7th grade of elementary schoolpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEste estudo teve por objetivo investigar as potencialidades do uso da plataforma Scratch no processo de ensino de números inteiros, no 7º ano do Ensino Fundamental. Essa é uma pesquisa qualitativa, que usa a Teoria da Atividade como fundamento teórico, e busca responder a respeito de algumas das potencialidades que o uso da plataforma Scratch pode trazer para o ensino da matemática, a partir dos números inteiros como objeto da aprendizagem. A pergunta de partida foi: Como o uso do Scratch pode contribuir no processo de ensino de números inteiros com os estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental? Os dados foram obtidos por meio do material produzido pelos estudantes, sendo eles: o enredo, os personagens e os cenários que foram descritos passo a passo na dissertação na construção do jogo digital. Aponta-se que os resultados contribuem com a utilização de novas metodologias de Ensino de Matemática, especialmente nos anos finais do Ensino Fundamental, além de reforçar a relevância do Scratch na educação matemática, sobretudo para elucidar dúvidas relativas aos números inteiros. Além disso, o processo coletivo de criação do roteiro e de uma fase do jogo, proporcionou maior motivação para ensino dos números inteiros, principalmente das disciplinas de Língua Portuguesa e Arte, envolvidas no estudo com papel de efetuar interdisciplinaridade. Ademais, a pesquisa ainda corroborou para que outros professores tenham acesso a material voltado para o ensino da matemática e dos números inteiros, no Scratch. Em conclusão, destaca-se que o jogo no Scratch possui capacidade de promover ensino da matemática e trazer motivação para o estudo, desde que realizado com planejamento docente e engajamento dos alunos, que se tornam protagonistas da sua aprendizagem, com o apoio dos professores.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-1528-3093pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0080777412940243pt_BR
dc.contributor.advisor1Cargnin, Claudete-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-3067-1978pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5336055654190666pt_BR
dc.contributor.referee1Cargnin, Claudete-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-3067-1978pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5336055654190666pt_BR
dc.contributor.referee2Sturion, Leonardo-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-6975-5343pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7994134300926513pt_BR
dc.contributor.referee3Bandeira, Salete Maria Chalub-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-5395-6028pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8237618630696616pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
plataformascratchnumerosinteiros.pdf3,19 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
plataformascratchnumerosinteiros_produto.pdf808,96 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons