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Título: Uso do software SWMM para avaliação da influência de dispositivos LID nas vazões de águas pluviais geradas no estacionamento da UTFPR Ecoville
Título(s) alternativo(s): Usage of SWMM software on the evaluation of LID device’s influence on rainwater flow rate generated inside UTFPR’s parking lot
Autor(es): Welzel, Carolina Cassiano
Orientador(es): Freire, Flavio Bentes
Palavras-chave: Pavimentos de concreto
Infiltração
Escoamento
Drenagem
Inundações
Pavements, Concrete
Seepage
Runoff
Drainage
Floods
Data do documento: 9-Dez-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: WELZEL, Carolina Cassiano. Uso do software SWMM para avaliação da influência de dispositivos LID nas vazões de águas pluviais geradas no estacionamento da UTFPR Ecoville. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.
Resumo: A impermeabilização descontrolada dos grandes centros urbanos acarreta sérios problemas sociais e de infraestrutura, como enchentes, alagamento e propagação de doenças. Visando mitigar os efeitos dessa situação, vem crescendo a preferência por coberturas de superfícies que permitam a infiltração das águas pluviais, seja para retardamento de vazões ou para reutilização do volume escoado. Os pavimentos permeáveis são uma alternativa de relativo baixo custo e fácil implementação que atingem esse objetivo, e se fazem necessários estudos para melhor compreensão de seu comportamento sob variadas circunstâncias ambientais. Este trabalho tem como objetivo quantificar os valores de escoamento, infiltração e vazão gerados por uma precipitação simulada sobre um estacionamento da UTFPR, e analisar de que forma a adoção de pavimentos permeáveis do tipo concreto poroso (BCP), concreto asfáltico poroso (CPA), combinados com trincheiras de infiltração, podem impactar nestes parâmetros. Para tal, optou-se por modelar a área de estudo e dispositivos LID (Low Impact Development) nela aplicados no software Storm Water Management Model – SWMM, avaliando ainda a efetividade do uso deste tipo de ferramenta em estudos de microdrenagem. Os resultados obtidos pelas simulações indicaram que a todos os cenários de aplicação dos dispositivos atingiram o objetivo de reduzir os valores escoamento superficial e aumentar da infiltração do solo na região. A combinação do pavimento permeável tipo CPA com o uso de trincheira de infiltração apresentou o melhor desempenho, reduzindo o escoamento em até 20% quando comparado às condições atuais de cobertura do terreno. O SWMM se provou um software relevante para o tipo de análise conduzida, apesar da grande quantidade de parâmetros experimentais necessários para a modelagem de cada cenário.
Abstract: The uncontrolled impermeabilization of big urban centers causes serious social and infrastructural problems, such as inundations, flooding, and the spread of diseases. Aiming to mitigate the effects of this situation, the preference for surface coverings that allow infiltration of rainwater has been growing, whether to delay overflows or to reuse the overflown rainwater. Permeable pavements are a relatively low-cost and easy-toimplement alternative that achieves this goal, and studies are needed to better understand it’s behavior under various environmental circumstances. This work seeks to quantify the values of runoff, infiltration and flow generated by a simulated precipitation over a UTFPR parking lot and aims to analyze how the adoption of permeable pavements, such as porous concrete (BCP) and porous asphaltic concrete (CPA), combined with infiltration trenches, can impact these parameters. To this end, the study area and the LID (Low Impact Development) devices applied to it were modeled in the Storm Water Management Model – SWMM software, while also evaluating the effectiveness of using this type of tool in microdrainage studies. The results obtained by simulations indicated that all scenarios of device’s application reached the objective of reducing surface runoff values and increasing soil infiltration on the study region. The combination of CPA-type permeable pavement with the use of an infiltration trench provided the best performance, reducing runoff by up to 20% when compared to current ground cover conditions. SWMM was proved as a relevant software for the analysis conducted, despite the large number of experimental parameters needed for modeling each scenario.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30754
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