Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30747
Título: Divulgação científica no "Aula Paraná"
Título(s) alternativo(s): Scientific dissemination in “Aula Paraná”
Autor(es): Costa, Diana Kochem da
Orientador(es): Fujii, Rosangela Araujo Xavier
Palavras-chave: COVID-19, Pandemia de, 2020-
Tecnologia da informação
Tecnologia de ponta e educação
Ensino - Meios auxiliares
COVID-19 Pandemic, 2020-
Information technology
High technology and education
Teaching - Aids and devices
Data do documento: 1-Dez-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Santa Helena
Citação: COSTA, Diana Cochem da. Divulgação científica no "Aula Paraná". 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Santa Helena, 2022.
Resumo: Em 31 de dezembro de 2019 foi anunciado à Organização Mundial de Saúde(OMS) o surgimento de um novo coronavírus. Com a chegada da pandemia e com as recomendações da OMS, todas as instituições de ensino consentiram e interromperam suas atividades presenciais e se adequaram aos atendimentos remotos, iniciando a adaptação para um novo processo educativo. O Estado do Paraná, por meio do decreto n° 4.230, de 16 de março de 2020, suspendeu as aulas presenciais em escolas públicas e privadas, entidades conveniadas com o estado e universidades .Autorizando assim na educação básica, a realização de atividades não presenciais via orientações impressas ou on-line. O objetivo deste trabalho foi analisar como a Divulgação Científica foi empregada nas video aulas da disciplina de Ciências, disponibilizadas no site Aula Paraná. Este trabalho foi conduzido através de uma abordagem qualitativa, uma vez que os dados são obtidos mediante a relação direta da pesquisadora com o objeto estudado. O Aula Paraná foi criado como medida emergencial para dar sequência ao calendário letivo frente a pandemia da Covid-19,porém, mesmo com o retorno das aulas presenciais, o site continua a ser usado pelos professores, os quais recebem encontram o conteúdo e planejamento de aulas preparado e catalogados
Abstract: On December 31, 2019, the emergence of a new coronavirus was announced to the World Health Organization (WHO). remote centers, initiating the adaptation to a new educational process. The State of Paraná, through Decree No. 4,230, of March 16,2020, suspended face-to-face n classes in public and private schools , entities associated with the State and universities. Thus authorizing in basic education, the performance of non-face-to-face activities via printed or online guidelines .The objective of this work was to analyze how scientific dissemination was used in the video lessons of the Science discipline, available on the Aula Paraná website. This work was conducted through a qualitative approach, since the data are obtained through the researcher'sdirect relationship with the studied object. Aula Paraná was created as an emergency measure to continue the school calendar in the face of the Covid-19 pandemic, however, even though classes have returned to face-to-face classes, the website continues to be used by teachers, who receive content and planning of lessons prepared and catalogued
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30747
Aparece nas coleções:SH - Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
divulgaçãocientificanoaulasparana.pdf1,37 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons