Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30747
Título: | Divulgação científica no "Aula Paraná" |
Título(s) alternativo(s): | Scientific dissemination in “Aula Paraná” |
Autor(es): | Costa, Diana Kochem da |
Orientador(es): | Fujii, Rosangela Araujo Xavier |
Palavras-chave: | COVID-19, Pandemia de, 2020- Tecnologia da informação Tecnologia de ponta e educação Ensino - Meios auxiliares COVID-19 Pandemic, 2020- Information technology High technology and education Teaching - Aids and devices |
Data do documento: | 1-Dez-2022 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Santa Helena |
Citação: | COSTA, Diana Cochem da. Divulgação científica no "Aula Paraná". 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Santa Helena, 2022. |
Resumo: | Em 31 de dezembro de 2019 foi anunciado à Organização Mundial de Saúde(OMS) o surgimento de um novo coronavírus. Com a chegada da pandemia e com as recomendações da OMS, todas as instituições de ensino consentiram e interromperam suas atividades presenciais e se adequaram aos atendimentos remotos, iniciando a adaptação para um novo processo educativo. O Estado do Paraná, por meio do decreto n° 4.230, de 16 de março de 2020, suspendeu as aulas presenciais em escolas públicas e privadas, entidades conveniadas com o estado e universidades .Autorizando assim na educação básica, a realização de atividades não presenciais via orientações impressas ou on-line. O objetivo deste trabalho foi analisar como a Divulgação Científica foi empregada nas video aulas da disciplina de Ciências, disponibilizadas no site Aula Paraná. Este trabalho foi conduzido através de uma abordagem qualitativa, uma vez que os dados são obtidos mediante a relação direta da pesquisadora com o objeto estudado. O Aula Paraná foi criado como medida emergencial para dar sequência ao calendário letivo frente a pandemia da Covid-19,porém, mesmo com o retorno das aulas presenciais, o site continua a ser usado pelos professores, os quais recebem encontram o conteúdo e planejamento de aulas preparado e catalogados |
Abstract: | On December 31, 2019, the emergence of a new coronavirus was announced to the World Health Organization (WHO). remote centers, initiating the adaptation to a new educational process. The State of Paraná, through Decree No. 4,230, of March 16,2020, suspended face-to-face n classes in public and private schools , entities associated with the State and universities. Thus authorizing in basic education, the performance of non-face-to-face activities via printed or online guidelines .The objective of this work was to analyze how scientific dissemination was used in the video lessons of the Science discipline, available on the Aula Paraná website. This work was conducted through a qualitative approach, since the data are obtained through the researcher'sdirect relationship with the studied object. Aula Paraná was created as an emergency measure to continue the school calendar in the face of the Covid-19 pandemic, however, even though classes have returned to face-to-face classes, the website continues to be used by teachers, who receive content and planning of lessons prepared and catalogued |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30747 |
Aparece nas coleções: | SH - Licenciatura em Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
divulgaçãocientificanoaulasparana.pdf | 1,37 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons