Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30726
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, Thiago Alexsander da Costa-
dc.date.accessioned2023-03-06T19:57:52Z-
dc.date.available2023-03-06T19:57:52Z-
dc.date.issued2022-06-13-
dc.identifier.citationPEREIRA, Thiago Alexsander da Costa. Ferramenta para auxílio no ensino e avaliação de pronúncia de língua inglesa baseada em speech-to-text e spaced repetition. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30726-
dc.description.abstractCurrently the English language is the most predominant language in the world. This also reflects on the Computer Science field, where English terms are used for, terminology, device names, component and professionals. Although, in Brazil most of the population, including professionals in the Computer Science field, do not know how to speak English. Apps to reduce this issue exist, but the majority of those apps are focused on grammar and listening, disregarding the pronunciation aspect of learning a new language. This article presents the creation of a computer assisted language learning tool for pronunciation and retention of Computer related terms in English. This tool may also be useful for teachers to identify the difficulties of English pronunciation.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectReconhecimento automático da vozpt_BR
dc.subjectEnsino auxiliado por computadorpt_BR
dc.subjectLíngua inglesa - Pronúnciapt_BR
dc.subjectBanco de dadospt_BR
dc.subjectAutomatic speech recognitionpt_BR
dc.subjectComputer-assisted instructionpt_BR
dc.subjectEnglish language - Pronunciationpt_BR
dc.subjectData basespt_BR
dc.titleFerramenta para auxílio no ensino e avaliação de pronúncia de língua inglesa baseada em speech-to-text e spaced repetitionpt_BR
dc.title.alternativeComputer-assisted tool for teaching and evaluation of English based on speech to text and spaced repetitionpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoA língua inglesa tem uma grande importância na atualidade. Essa importância se reflete inclusive na área de Computação, onde os termos em inglês são amplamente utilizados como jargões, nomeando dispositivos, componentes do computador e profissionais, entre outras coisas. Apesar disso, no Brasil boa parte da população, incluindo os profissionais da Computação, não tem conhecimento da língua inglesa. Para diminuir esse problema existem aplicativos voltados ao ensino de um segundo idioma, porém esses aplicativos concentram-se principalmente na gramática e listening, desconsiderando um aspecto muito importante: a pronúncia. O presente trabalho apresenta o processo de criação de uma ferramenta para auxiliar aprendizes de inglês na retenção de vocabulário e pronúncia correta de termos técnicos da Computação. Além disso, essa ferramenta pode ser útil para professores pois fornece subsídios para identificar as dificuldades dos alunos e ajudar o processo de ensino como um todo.pt_BR
dc.degree.localCampo Mourãopt_BR
dc.publisher.localCampo Mouraopt_BR
dc.contributor.advisor1Kawamoto, André Luiz Satoshi-
dc.contributor.advisor-co1Ricardi, Denize-
dc.contributor.referee1Kawamoto, André Luiz Satoshi-
dc.contributor.referee2Ricardi, Denize-
dc.contributor.referee3Schwerz, André Luís-
dc.contributor.referee4Roberto, Rafael Liberato-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Computaçãopt_BR
dc.publisher.programCiência da Computaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CM - Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ferramentaauxilioensinoavaliacao.pdf1,96 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons