Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30714
Título: | A utilização de softwares no ensino de funções afins e quadráticas |
Título(s) alternativo(s): | The use of software in the teaching of related and quadratic functions |
Autor(es): | Ferreira, Angelica Aparecida |
Orientador(es): | Bennemann, Marcio |
Palavras-chave: | Polinômios Funções (Matemática) Matemática - Estudo e ensino Polynomials Functions Mathematics - Study and teaching |
Data do documento: | 6-Dez-2022 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Pato Branco |
Citação: | FERREIRA, Angelica Aparecida. A utilização de softwares no ensino de funções afins e quadráticas. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2022. |
Resumo: | Esse trabalho tem como objetivo discutir o uso de softwares para o ensino do conteúdo de funções no ensino fundamental e médio, buscando compreender a disponibilidade de acesso aos meios tecnológicos e as formas metodológicas propostas para manipular os softwares Excel, GeoGebra, FreeMat e Modellus segundo publicações científicas na área de ensino de matemática. A metodologia seguida neste trabalho consistiu no estudo bibliográfico cuja referências (artigos, livros, dissertações, sites) abordam intervenções em salas de aula com os softwares. Pretende-se com isso a identificação das metodologias utilizadas e se elas se diferenciam do ensino de matemática sem o uso de tecnologias. Assim, esta pesquisa busca apresentar os significativos avanços digitais no contexto escolar, salientando meios tecnológicos que possam auxiliar o professor na realidade escolar no que tange ao conteúdo de funções polinomiais do 1° e 2° grau, visando principalmente o ensinoaprendizagem, buscando possibilitar uma maior interação entre educando e educador, refletindo na dinamicidade entre a tecnologia e o ensinar. Após uma análise conjunta dos softwares, podemos concluir que os mesmos possibilitam mais credibilidade aos estudantes com relação aos resultados além de ser possível visualizar aspectos que não seria possível observar com desenho no quadro. |
Abstract: | This work aims to discuss the use of software for teaching the content of functions in elementary and high school, seeking to understand the availability of access to technological means and the methodological ways proposed to manipulate Excel, GeoGebra, FreeMat and Modellus software according to publications sciences in the field of mathematics teaching. The methodology followed in this work consisted of a bibliographic study whose references (articles, books, dissertations, websites) address interventions in classrooms with the software. This is intended to identify the methodologies used and whether they differ from the teaching of mathematics without the use of technologies. Thus, this research seeks to present the significant digital advances in the school context, highlighting technological means that can help the teacher in the school reality regarding the content of polynomial functions of the 1st and 2nd grade, aiming mainly at teachinglearning, seeking to enable greater interaction between student and educator, reflecting on the dynamics between technology and teaching. After a joint analysis of the software, we can conclude that they provide more credibility to students regarding the results, in addition to being possible to visualize aspects that would not be possible to observe with a drawing on the board. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30714 |
Aparece nas coleções: | PB - Licenciatura em Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
utilizacaosoftwaresensinofuncoes.pdf | 438,43 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons