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dc.creatorCarvalho, Laís Souza-
dc.date.accessioned2023-02-27T20:43:34Z-
dc.date.available2023-02-27T20:43:34Z-
dc.date.issued2022-03-08-
dc.identifier.citationCARVALHO, Laís Souza. Sentido e significados da educação escolar e do trabalho para jovens do ensino médio de um colégio estadual de Curitiba. 2022. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30651-
dc.description.abstractIn the current Brazilian context, of educational reforms and the economic crisis, we live in a time of change in the dynamics of work, precarious jobs, allied to high unemployment rates. In this same scenario, we have a significant presence of young people who are faced with the need to work before finishing basic education, and therefore combine the two activities. From this perspective, this study has the general objective of answering the following question: what are the senses and meanings attributed to school education and work by high school students who study and work? Based on this question, a qualitative approach was used to carry out this case study, focusing on young people who attend high school at Colégio Estadual do Paraná, a public school located in the central area of Curitiba, and who also work. The research was carried out with four young people that concluded their studies in high school in 2019, using a questionnaire and semi-structured interview as data collection instruments. As a result, it was possible to perceive that the school is seen as a place of sociability, where young people meet and interact with their peers. In addition, there was an emphasis on school infrastructure and possibilities for extracurricular activities as an incentive to keep on studying. Formal education is also seen as a necessary step for young people to have greater chances of getting a less precarious occupation in the future. The meanings of work involve the search for freedom and autonomy, in addition to satisfying their consumption needs, linked to both the construction of identity and the possibility of integration with groups of friends. However, reconciling studies and work brought out several difficulties, among which they highlighted difficulties to take advantage of all of educational activities they were supposed to access.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectJovens - Educaçãopt_BR
dc.subjectEnsino secundáriopt_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectSignificação (Psicologia)pt_BR
dc.subjectMotivação na educaçãopt_BR
dc.subjectMotivação no trabalhopt_BR
dc.subjectYoung adults - Educationpt_BR
dc.subjectEducation, Secondarypt_BR
dc.subjectLaborpt_BR
dc.subjectTechnologypt_BR
dc.subjectMeaning (Psychology)pt_BR
dc.subjectMotivation in educationpt_BR
dc.subjectEmployee motivationpt_BR
dc.titleSentido e significados da educação escolar e do trabalho para jovens do ensino médio de um colégio estadual de Curitibapt_BR
dc.title.alternativeSenses and meanings of schooling and work for high school young people from a Curitiba public schoolpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoNo atual contexto brasileiro, de reformas educacionais, crise econômica, vivemos em um momento de mudança nas dinâmicas do trabalho, precarização do trabalho, aliados a altos índices de desemprego. Nesse mesmo cenário temos a presença significativa de jovens que se deparam com a necessidade de trabalhar antes de terminar a educação básica, e por isso conciliam as duas atividades. Partindo desta perspectiva, esta dissertação de mestrado tem como objetivo geral responder a pergunta: quais são os sentidos e significados atribuídos à educação escolar e ao trabalho por estudantes do Ensino Médio que estudam e trabalham? A partir dessa questão, utilizou-se uma abordagem qualitativa na realização deste estudo de caso, com foco nos jovens que frequentam o Ensino Médio do Colégio Estadual do Paraná, escola pública localizada no centro da cidade de Curitiba e que também trabalham. A pesquisa foi realizada com quatro jovens, formados no Ensino Médio no ano de 2019, utilizando questionário e entrevista semiestruturada como instrumentos de coleta de dados. Como resultado, foi possível perceber que a escola é vista como um local de sociabilidade, onde os jovens encontram e interagem com seus pares. Além disso, houve ênfase na infraestrutura da escola e possibilidades de atividades extracurriculares como um incentivo à permanência. A educação formal também é vista como uma etapa necessária para que os jovens tenham maiores chances de conseguir uma ocupação menos precária no futuro. Os sentidos do trabalho envolvem a busca por liberdade e autonomia, além de satisfazer suas necessidades de consumo, ligadas tanto à construção da identidade, como à possibilidade de integração com grupos de amigos. Porém, a conciliação de estudos e trabalho apresentou diversas dificuldades, dentre as quais os jovens ressaltam um prejuízo no aproveitamento das atividades educativas.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-1206-8996pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3513929479049702pt_BR
dc.contributor.advisor1Lima Filho, Domingos Leite-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-3802-6794pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1113538527015820pt_BR
dc.contributor.referee1Lima Filho, Domingos Leite-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-3802-6794pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1113538527015820pt_BR
dc.contributor.referee2Loponte, Luciana Neves-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-4056-1868pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3071712476454438pt_BR
dc.contributor.referee3Amorim, Mário Lopes-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-6610-7909pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5344824750599654pt_BR
dc.contributor.referee4Garcia, Sandra Regina de Oliveira-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0002-6684-181Xpt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/6579411911362915pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedadept_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.capesSociais e Humanidadespt_BR
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