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Título: Cursos de bacharelado em direito: uma análise do processo de internacionalização
Título(s) alternativo(s): Bachelor's degrees in Law: an analysis of the internationalization process
Autor(es): Longhi, Fernanda Luiza
Orientador(es): Rubin-Oliveira, Marlize
Palavras-chave: Ensino superior
Política pública
Direito - Estudo e ensino
Education, Higher
Public policy
Law - Study and teaching
Data do documento: 2-Mar-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: LONGHI, Fernanda Luiza. Cursos de bacharelado em direito: uma análise do processo de internacionalização. 2018. 104 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2018.
Resumo: Esta dissertação está inserida, de maneira geral, nos estudos sobre a Educação Superior e de maneira mais específica, busca trazer à discussão o tema da internacionalização da Educação Superior, com especial ênfase nos Cursos de bacharelado em Direito da Região Sudoeste do Paraná. Assim, o objetivo central da pesquisa é identificar e analisar, nos cursos de Bacharelado em Direito ofertados pelas IES da Região Sudoeste do Paraná, como a internacionalização da Educação Superior tem se manifestado. O locus de estudo é composto por sete IES, sendo destas quatro de natureza privada com fins lucrativos, uma de natureza privada sem fins lucrativos, uma pública federal e uma pública estadual, tendo os Cursos de Direito sido instalados em referidas IES nos anos 2000. Geograficamente, a região se encontra em área de fronteira, próxima às divisas com a Argentina e o Paraguai e tem na agropecuária sua principal estrutura produtiva. Utiliza-se do método da análise de conteúdo (BARDIN, 2016) para analisar documentos institucionais (PPC e PPI) e entrevistas semi-estruturadas, buscando identificar as concepções de internacionalização presentes nos Cursos, bem como estratégias de internacionalização. Os principais conceitos e concepções que deram sustentação às análises realizadas foram globalização (SANTOS, 2001 e SOUSA SANTOS, 2001), universidade e uma perspectiva histórica dos Cursos de bacharelado em Direito (CHARLE E VERGER, 1996 e VENANCIO FILHO, 2004); bem como internacionalização da Educação Superior (MOROSINI, 2006, KNIGHT, 2012 e SANTOS E ALMEIDA FILHO, 2012). A partir de uma perspectiva crítica de uma temática emergente, busca-se compreender a globalização a partir da ideologia neoliberal e analisar sua influência na universidade contemporânea. A história da universidade e as políticas educacionais brasileiras são abordadas ao longo do trabalho e permitem a compreensão da racionalidade e dos modelos de internacionalização hegemônicos. Reconhece-se que a internacionalização da Educação Superior é uma realidade, entretanto, apresentam-se reflexões acerca da necessidade de uma internacionalização mais humana e democrática, numa perspectiva contra-hegemônica. Os principais resultados obtidos foram no sentido de que a internacionalização já ocorre nas instituições da região, alinhada com modelos consolidados no país, muito embora de forma tímida, especialmente em razão de serem IES jovens e interioranas. As análises realizadas nesta dissertação permitem apontar que é necessário discutir e avançar com outros modelos de internacionalização para os Cursos de Bacharelado em Direito, que supere as questões meramente burocráticas de formação e currículos. O modelo de globalização hegemônico (neoliberal) compromete as possibilidades de crescimento humano e social, inclusive em relação à própria Educação Superior, sendo necessário que os Cursos de Direito se reaproximem da sua missão original de promoção de cultura e de humanismo universal, podendo as ações de internacionalização ser uma forte aliada neste processo.
Abstract: This dissertation is inserted, in a general way, in the studies on Higher Education and in a more specific way, it seeks to bring to the discussion the topic of the internationalization of Higher Education, with special emphasis on the Bachelor's Courses in Law of the Southwest Region of Paraná. Thus, the main objective of the research is to identify and analyze, in the Bachelor of Law courses offered by the Universities of the Southwest Region of Paraná, how the internationalization of Higher Education has been manifested. The study locus is composed of seven Universities, of which four are of a private for-profit nature, one of a nonprofit private nature, a federal public and a state public, and the Law Courses have been installed in years 2000. Geographically, the region is located in the border area, close to the currencies with Argentina and Paraguay and has in the agricultural sector its main productive structure. It uses the content analysis method (BARDIN, 2016) to analyze institutional documents (PPC and PPI) and semi-structured interviews, seeking to identify the internationalization concepts present in the Courses, as well as internationalization strategies. The main concepts and conceptions that supported the analyzes were globalization (SANTOS, 2001 and SOUSA SANTOS, 2001), university and historical perspective of the Bachelor's Degree in Law (CHARLE E VERGER, 1996 and VENANCIO FILHO, 2004) as internationalization of Higher Education (MOROSINI, 2006, KNIGHT, 2012 and SANTOS E ALMEIDA FILHO, 2012). From a critical perspective of an emerging theme, it’s seek to understand globalization from the neoliberal ideology and analyze its influence in the contemporary university. The history of the university and Brazilian educational policies are addressed throughout the work and allow the understanding of rationality and hegemonic models of internationalization. It is recognized that the internationalization of Higher Education is a reality, however, there are reflections on the need for a more human and democratic internationalization, in a counter-hegemonic perspective. The main results obtained were in the sense that internationalization already occurs in the institutions of the region, in line with consolidated models in the country, although in a timid way, especially because they are young and interior universities. The analyzes carried out in this dissertation allow to point out that it is necessary to discuss and move forward with other internationalization models for Law Bachelor Programs that overcome the purely bureaucratic questions of training and curricula. The model of hegemonic (neoliberal) globalization compromises the possibilities of human and social growth, including in relation to Higher Education itself, and it is necessary that Law Courses re-approximate their original mission of promoting culture and universal humanism, and actions of internacionalization can be a strong partner in this process.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3063
Aparece nas coleções:PB - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional

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