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Título: Desenvolvimento de um mecanismo detector de anomalias em licitações municipais
Título(s) alternativo(s): Development of an anomaly detector mechanism of anomalies in municipal bidding
Autor(es): Souza, Gustavo Martins de
Orientador(es): Teixeira, Marcelo
Palavras-chave: Licitação pública
Compras (Serviço público)
Fraude
Administração pública
Letting of contracts
Government purchasing
Fraud
Public administration
Data do documento: 13-Dez-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: SOUZA, Gustavo Martins de. Desenvolvimento de um mecanismo detector de anomalias em licitações municipais. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Computação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2022.
Resumo: O Processo licitatório é o método utilizado pela administração pública para efetuar compras e vendas de recursos consumidos por uma instituição, como por exemplo, na compra de insumos para prefeitura como papéis, canetas, envelopes, até máquinas para revitalização de asfalto. Para auxiliar nestes processos licitatórios existem sistemas que monitoraram e detectam esses casos de anomalias, porém tais sistemas são, em geral, voltados a aplicações nas esferas públicas federais e/ou estaduais. Contudo, tem sido cada vez mais frequente casos e indícios de fraudes em licitações, seja pelo superfaturamento de preços, fraude de direcionamentos, falsificação de documentos, entre outros. Quando se trata da administração pública municipal, não há ferramentas capazes de identificar qualquer tipo de anomalias nesse processo, o que desperta relevância prática e social nesse tipo de inovação. Assim, nesse trabalho foram implementados recursos computacionais inteligentes capazes de encontrar preços de itens similares que a partir da comparação de preço de itens licitados e preços encontrados rastreiam fraudes em licitações. Com os resultados encontrados foi possível identificar possíveis indícios de fraude, de tal forma que um dos itens possuia um preço 79% mais alto que o encontrado pelo buscador automatizado enquanto que para o outro item constava um valor 43% acima do encontrado.
Abstract: The bidding process is the method used by the public administration to make purchases and sales of resources consumed by an institution, for example, in the purchase of inputs for the municipality such as paper, pens, envelopes, even machines for asphalt revitalization. To assist in these bidding processes there are systems that monitor and detect these cases of anomalies, but these systems are, in general, geared towards applications in the federal and/or state public spheres. However, there have been increasingly frequent cases and indications of fraud in bidding processes, be it through overbilling of prices, directional fraud, document forgery, among others. When it comes to municipal public administration, there are no tools capable of identifying any kind of anomalies in this process, which arouses the practical and social relevance of this type of innovation. Thus, in this work we implemented intelligent computational resources capable of finding prices of similar items that, by comparing the prices of bid items and the prices found, track bidding frauds. With the results found it was possible to identify possible indications of fraud, in such a way that one of the items had a price 79% higher than the one found by the automated searcher, while the other item had a price 43% higher than the one found.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30639
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