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Título: Inserção de um simulador com base em agentes em um jogo
Título(s) alternativo(s): Inserting an agent-based simulation in a game
Autor(es): Abreu, Guilherme Takeshi Saeki
Padilha, Luiz Guilherme Monteiro
Orientador(es): Koscianski, André
Palavras-chave: Simulação (Computadores digitais)
Arquitetura de software
Jogos eletrônicos
Jogos para computador
Digital computer simulation
Software architecture
Electronic games
Computer games
Data do documento: 26-Mai-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: ABREU, Guilherme Takeshi Saeki; PADILHA, Luiz Guilherme Monteiro. Inserção de um simulador com base em agentes em um jogo. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2022.
Resumo: Muitos jogos de computador envolvem a simulação de experiências, objetos, e fenômenos do mundo real. Isso acontece mesmo que de forma fantasiosa como a série de jogos do Super Mario Bros, que retratam um indivíduo que anda, corre e salta sob influência de gravidade, e que tem objetivos e oponentes dentro de uma narrativa. Dentro desse nicho, o nível de detalhe da simulação e a dependência do jogo em relação a ela variam bastante; por exemplo F1 tem um modelo detalhado de Física, e Sid Meyer Civilization um modelo de desenvolvimento da civilização. Um problema de implementação de software consiste em tratar o acoplamento entre o jogo e o simulador, considerando que sejam dois componentes distintos. Esse trabalho visa a criação de um jogo em que o usuário enfrenta bandidos, sendo que as ocorrências de delitos são geradas em um modelo de simulação com base em estudo de criminologia. O jogo utiliza o simulador para obter dados sobre ocorrência de crimes, o que influencia no comportamento de personagens. Uma versão preliminar do conceito desse trabalho foi apresentada no volume 4 do Workshop de Pesquisa em Computação dos Campos Gerais (WPGCC).
Abstract: Many computer games involve simulating real-world experiences, objects, and phenomena. This happens even in a fanciful way like the Super Mario Bros series of games, which portray an individual who walks, runs and jumps under the influence of gravity, and who has objectives and opponents within a narrative. Within this niche, the simulation’s detail level and the game dependence on it vary widely; for instance, F1 has a detailed Physics model, and Sid Meyer Civilization a civilization development model. A software implementation problem consists of dealing with the coupling between the game and the simulator, considering them as two distinct components. This work aims to implement a game in which the user faces criminals, and the occurrences of law violations are generated in a simulation model based on a criminology study. The game uses the simulator to obtain information about the occurrence of crimes in a urban environment, which influence the behavior of characters. A preliminary version of the concept of this work was presented in volume 4 of the Campos Gerais Computing Research Workshop (WPGCC).
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30626
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