Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30625
Título: | Abordagem em linhas de produto de software aplicada ao gerenciamento de atividades escolares: uma instanciação voltada para alunos com deficiência intelectual |
Título(s) alternativo(s): | A software product line approach applied to school activities management: an extension aimed at students with intellectual disabilities |
Autor(es): | Salina, Gustavo Henrique |
Orientador(es): | Matos, Simone Nasser |
Palavras-chave: | Software de aplicação - Desenvolvimento Aplicativos móveis Ensino gerenciado por computador Pessoas com deficiência Application software - Development Mobile apps Computer managed instruction People with disabilities |
Data do documento: | 9-Jun-2022 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Ponta Grossa |
Citação: | SALINA, Gustavo Henrique. Abordagem em linhas de produto de software aplicada ao gerenciamento de atividades escolares: uma instanciação voltada para alunos com deficiência intelectual. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2022. |
Resumo: | Este trabalho utilizou a abordagem de linhas de produto de software (LPS) para modelar um sistema de gerenciamento de atividades em que foram analisados três produtos no domínio, sendo dois gratuitos, Moodle e Google Classroom, e o outro é o funcionamento não informatizado do controle de atividades de uma escola da região, modalidade de educação especial para pessoas com deficiência intelectual. Um sistema de gerenciamento de atividades escolares é fundamental para acompanhar o aprendizado dos alunos, para alunos com DI, é importante adaptar o sistema e adequá-lo com modificações para atendê-los de forma inclusiva. Para o trabalho foram estudadas as principais metodologias de LPS na literatura, além de uma metodologia híbrida que combina características de três outras. Não foram encontradas instanciações para alunos com DI utilizando LPS na literatura, por isso, a metodologia híbrida foi utilizada para o desenvolvimento de um sistema de gerenciamento de atividades para alunos com DI. A LPS criada foi instanciada para o sistema da escola que trabalha com alunos com deficiência intelectual. O sistema gerado para a escola foi implementado para rodar na plataforma mobile. Como resultado, obtivemos um modelo robusto para atender implementações futuras de um mesmo domínio. |
Abstract: | This work used the software product line approach (SPL) to model an activity management system in which three products in the domain were analyzed, two being free, Moodle and Google Classroom, and the other a non-computerized management of activities in a school of our region, special education modality for people with intellectual disabilities (ID). A school activity management system is fundamental to follow the learning of the students, for students with ID, it is important to adapt the system with modifications to attend them in an inclusive way. For this work the main LPS methodologies in the literature were studied, as well as a hybrid methodology that combines characteristics from three others. No instantiations for students with ID using LPS were found in the literature, so the hybrid methodology was used to develop an activity management system for students with ID. The LPS created was instantiated for the school system that works with students with intellectual disabilities. The system generated for the school was implemented to run on the mobile platform. As a result, we obtained a robust model to complement future implementations of the same domain. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30625 |
Aparece nas coleções: | PG - Ciência da Computação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
lpsgerenciamentoatividades.pdf | 2,39 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons