Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30625
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSalina, Gustavo Henrique-
dc.date.accessioned2023-02-24T11:55:29Z-
dc.date.available2023-02-24T11:55:29Z-
dc.date.issued2022-06-09-
dc.identifier.citationSALINA, Gustavo Henrique. Abordagem em linhas de produto de software aplicada ao gerenciamento de atividades escolares: uma instanciação voltada para alunos com deficiência intelectual. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30625-
dc.description.abstractThis work used the software product line approach (SPL) to model an activity management system in which three products in the domain were analyzed, two being free, Moodle and Google Classroom, and the other a non-computerized management of activities in a school of our region, special education modality for people with intellectual disabilities (ID). A school activity management system is fundamental to follow the learning of the students, for students with ID, it is important to adapt the system with modifications to attend them in an inclusive way. For this work the main LPS methodologies in the literature were studied, as well as a hybrid methodology that combines characteristics from three others. No instantiations for students with ID using LPS were found in the literature, so the hybrid methodology was used to develop an activity management system for students with ID. The LPS created was instantiated for the school system that works with students with intellectual disabilities. The system generated for the school was implemented to run on the mobile platform. As a result, we obtained a robust model to complement future implementations of the same domain.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectSoftware de aplicação - Desenvolvimentopt_BR
dc.subjectAplicativos móveispt_BR
dc.subjectEnsino gerenciado por computadorpt_BR
dc.subjectPessoas com deficiênciapt_BR
dc.subjectApplication software - Developmentpt_BR
dc.subjectMobile appspt_BR
dc.subjectComputer managed instructionpt_BR
dc.subjectPeople with disabilitiespt_BR
dc.titleAbordagem em linhas de produto de software aplicada ao gerenciamento de atividades escolares: uma instanciação voltada para alunos com deficiência intelectualpt_BR
dc.title.alternativeA software product line approach applied to school activities management: an extension aimed at students with intellectual disabilitiespt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho utilizou a abordagem de linhas de produto de software (LPS) para modelar um sistema de gerenciamento de atividades em que foram analisados três produtos no domínio, sendo dois gratuitos, Moodle e Google Classroom, e o outro é o funcionamento não informatizado do controle de atividades de uma escola da região, modalidade de educação especial para pessoas com deficiência intelectual. Um sistema de gerenciamento de atividades escolares é fundamental para acompanhar o aprendizado dos alunos, para alunos com DI, é importante adaptar o sistema e adequá-lo com modificações para atendê-los de forma inclusiva. Para o trabalho foram estudadas as principais metodologias de LPS na literatura, além de uma metodologia híbrida que combina características de três outras. Não foram encontradas instanciações para alunos com DI utilizando LPS na literatura, por isso, a metodologia híbrida foi utilizada para o desenvolvimento de um sistema de gerenciamento de atividades para alunos com DI. A LPS criada foi instanciada para o sistema da escola que trabalha com alunos com deficiência intelectual. O sistema gerado para a escola foi implementado para rodar na plataforma mobile. Como resultado, obtivemos um modelo robusto para atender implementações futuras de um mesmo domínio.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.contributor.advisor1Matos, Simone Nasser-
dc.contributor.referee1Matos, Simone Nasser-
dc.contributor.referee2Ishikawa, Eliana Cláudia Mayumi-
dc.contributor.referee3Andrade, Vinícius Camargo-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Informáticapt_BR
dc.publisher.programCiência da Computaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
Aparece nas coleções:PG - Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
lpsgerenciamentoatividades.pdf2,39 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons