Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30621
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlves, Vinícius Dias-
dc.date.accessioned2023-02-23T20:44:35Z-
dc.date.available2023-02-23T20:44:35Z-
dc.date.issued2022-10-22-
dc.identifier.citationALVES, Vinícius Dias. Aplicação do business intelligence para um acompanhamento financeiro de franquias. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30621-
dc.description.abstractThe company's decision making processes have a direct impact on its functioning and on the quality of the processes performed. To aid these decision making, Business Intelligence tools appear as a way of presenting information, in the exact amount, and of easy analysis, so that the identification of points of improvement and decisions taken happen in a more agile and assertive way. Therefore, this work presents the development of a dashboard model with the use of Business Intelligence tools for a consulting management sector of a franchising network, providing financial information carried out by the franchises. For this purpose, it is necessary to understand the functioning of financial management and what is necessary for such analysis, in addition to understanding the existing processes for decision making and how Business Intelligence tools works, plans and executes. This work presents a quantitative-qualitative approach, by relating the user's interpretation with the statistical analyzes for the development of indicators, based on a modeling methodology, presenting the creation of a new work tool with the objective of improving an activity already carried out by the company. In the end, the strengths presented were raised, such as the agility in identifying the problems of each unit, making the analyzes faster and more intuitive, in addition to presenting the general and specific views of the analyzed company, the possible points of improvement of the built model and the impediments to its complete implementation in the company. So that the work was presented as successful and reaching the established objectives.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectInteligência competitiva (Administração)pt_BR
dc.subjectProcesso decisóriopt_BR
dc.subjectAdministração financeirapt_BR
dc.subjectBusiness intelligencept_BR
dc.subjectDecision makingpt_BR
dc.subjectFinancial managementpt_BR
dc.titleAplicação do business intelligence para um acompanhamento financeiro de franquiaspt_BR
dc.title.alternativeApplication of business intelligence for a financial monitoring of franchisespt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoOs processos decisórios de uma empresa têm impacto direto em seu funcionamento e na qualidade dos processos executados. Para auxílio destas tomadas de decisão, ferramentas de Business Intelligence aparecem como forma de apresentação das informações, na quantidade exata, e de fácil análise, para que as identificações de pontos de melhorias e decisões tomadas aconteçam de maneira mais ágil e assertiva. Por isso, este trabalho apresenta o desenvolvimento de um modelo de dashboard com a utilização de ferramentas de Business Intelligence para um setor de gestão de consultoria de uma rede franqueadora, fornecendo informações financeiras realizadas pelas franquias. Com este intuito, é necessário o entendimento do funcionamento de uma gestão financeira e o que é necessário para tal análise, além do entendimento dos processos existentes para as tomadas de decisão e como funciona, se planeja e executa as ferramentas de Business Intelligence. Este trabalho apresenta uma abordagem quantitativa-qualitativa, por relacionar a interpretação do usuário com as análises estatísticas para o desenvolvimento dos indicadores, a partir de uma metodologia de modelagem, apresentando a criação de uma nova ferramenta de trabalho com o objetivo de aperfeiçoar uma atividade já realizada pela empresa. Ao final, foram levantados os pontos fortes apresentados, como a agilidade na identificação dos problemas de cada unidade, tornando as análises mais rápidas e intuitivas, além de apresentar as visões gerais e específicas da empresa analisada, foram levantados também os possíveis pontos de melhorias do modelo construído e os impeditivos para sua implementação completa na empresa. De maneira que o trabalho se apresentou como bem sucedido e atingindo aos objetivos estabelecidos.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.contributor.advisor1Tondato, Rogério-
dc.contributor.referee1Tondato, Rogério-
dc.contributor.referee2Tondato, Silvana Rodrigues Quintilhano-
dc.contributor.referee3Ferreira, José Angelo-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia de Produçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpt_BR
Aparece nas coleções:LD - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
aplicacaobusinessintelligencefinanceiro.pdf1,66 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons